Prefeitura da Vitória e Governo do Estado apresentam o programa Governo Cliente ao empresariado vitoriense

Em parceria com a Prefeitura da Vitória através da Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria Executiva de Trabalho e Juventude; a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco (STQE), a Secretaria de Administração (SAD), a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Pequenas Empresas (Sebrae) apresentaram na noite desta terça-feira (03), no auditório da FACOL, o Programa Governo Cliente, iniciativa voltada para o empresariado de pequeno porte que tenha interesse em vender ao governo.
O programa irá incentivar a participação das microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais em licitações.
Além de simplificação e otimização de processos como padronização dos editais, a fim de facilitar o entendimento e a participação do empresariado em pregões, o Sebrae, a STQE, a  SAD  e a Agefepe irão qualificar os fornecedores para atendimento às demandas do poder público estadual e disponibilizar de linhas de crédito e ferramentas para aprimoramento de gestão a fim de promover a  inovação e a competitividade.
O Governo prevê que até o final de 2013, cerca de 25% dos valores negociados em compras  governamentais estejam na mãos das microempresas, empresas de pequeno porte e do microempreendedor individual. A meta, segundo Fernando Clímaco, analista da Unidade de Projetos Especiais e Políticas Públicas do Sebrae e gestor do projeto de comprar do governo, é que essa compra, em 2014, chegue a R$ 400 milhões.
“Cerca de 90% dos empregos no país são gerados pela pequena e micro empresas. A ideia é apoiar e fortalecer esses negócios e com isso fortalecer a economia, com a geração de gerando, para isso vamos facilitar o processo e injetar esse dinheiro na economia local.”, afirma Clímaco.
As empresas que ganharem as licitações terão crédito pré-aprovado de até 75% na Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe). Os juros são de 0,92%, mas podem ser reduzidos a 0%.
Para realizar o financiamento, o empresariado de pequeno porte precisa cumprir alguns pré-requisitos como ter um histórico de cumprimento de contratos, obedecer prazos e ter qualidade de fornecimento prevista em edital. Na primeira etapa, serão abertos editais para 600 empresas, sendo 250 para movelaria, panificação e confecção, considerados setores estratégicos e eixos do programa pelo governo do estado.
As inscrições devem ser realizadas pelo site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco (STQE), no endereço: www.stqe.pe.gov.br .
 O evento também contou com a participação de Juliana Novais, gerente de micro e pequenas empresas da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco (STQE), Vinicius Aragão, superintendente da Agefepe, agência de crédito do governo do estado voltada para o microempreendedor e o secretário Executiva de Trabalho e Juventude, Ronaldo de Deus.

Informações da assessoria