Pernambuco terá mais de 13 mil vagas no Sisu 2017

Estudantes de todo o País acordam nesta quarta-feira ansiosos com duas informações importantes para eles: qual a nota que tiraram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado ano passado, e quando começarão as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo que substitui o vestibular da maioria das universidades públicas do País. O acesso ao desempenho individual no Enem será liberado hoje, assim como o cronograma do Sisu. Em Pernambuco há 13.955 vagas, segundo as seis instituições que integram o sistema – UFPE, UFRPE, UPE, Univasf, IFPE e IF do Sertão.

Os 6 milhões de pessoas que fizeram o Enem ano passado saberão quanto tiraram em cada uma das quatro provas do exame: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também terão acesso à nota da redação. Até ontem à noite o MEC não havia informado o horário que os resultados estarão disponíveis.

Além de concorrer às vagas do Sisu, quem fez o Enem pode concorrer a bolsas em faculdades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o antigo crédito educativo.

A UFPE é a instituição com mais vagas, no Estado, no Sisu. Serão 6.952, nas cidades de Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru. A Rural terá 3.560 vagas (Recife, Cabo, Garanhuns e Serra Talhada). A terceira com mais vagas é a UPE, com 1.730 vagas em 10 cidades. A Univasf terá, só em Pernambuco, 720 vagas, todas em Petrolina. Outras 810 vão para cursos de câmpus na Bahia e no Piauí. Os dois institutos federais somarão 993 (384 no IFPE e 609 no IF Sertão).

Igor Leal, 17 anos, e Felipe Mororó, 19, estão ansiosos para saber o desempenho deles no exame. “Espero tirar uma boa nota na redação. Também gostei das provas de linguagens e história. Deixei de viajar para a praia para esperar a nota do Enem e as inscrições no Sisu”, contou Igor, que pretende concorrer a uma vaga de medicina. Felipe fez o mesmo. Adiou uma viagem para a casa do avô, no Ceará. “Estou muito ansioso para ver minhas notas”, afirmou o candidato de engenharia de produção. Ambos estudaram no Colégio Santa Maria.

O SISU EM PERNAMBUCO

UFPE

6.952 vagas em 96 cursos

3.470 vagas serão para ampla concorrência

3.482 vagas para cotistas

 

UFRPE

3.560 vagas em 44 cursos

1.980 vagas são no Recife e 300 no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife

720 vagas em Serra Talhada e 560 em Garanhuns

 

UPE

1.730 vagas em 64 cursos

1.384 vagas são para ampla concorrência

346 vagas para cotistas

 

Univasf*

720 vagas em 11 cursos ofertados em Petrolina

* há mais 810 vagas em cursos ministrados na Bahia e no Piauí

 

IFPE

384 vagas em nove cursos 264 são no Recife

40 em Barreiros

80 em Pesqueira

 

IF do Sertão Pernambucano (IF-Sertão)

609 vagas em 20 cursos

282 vagas ofertadas para ampla concorrência

307 vagas ofertadas para cotistas

 

Informações do Blog do Fera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *