O Governo de Pernambuco deve receber nesta quarta-feira (18) R$ 10,8 milhões para adquirir tornozeleiras eletrônicas, scanners corporais e bloqueadores de celular. O repasse integra um montante de R$ 295 milhões, anunciado ontem pelo Governo Federal, para melhorar a segurança nas unidades prisionais. Além de ajudar a amenizar problemas como o da superpopulação carcerária, o recurso permitirá a realização de ações para impedir que materiais ilícitos cheguem às mãos dos presos. Só em 2016, 4,5 mil armas brancas e 51 armas de fogo foram apreendidas em presídios do Estado. “Sabemos que não é o bastante, mas é um aceno”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.
Pedro Eurico entregou formalmente ontem ao Ministério da Justiça propostas para a implantação, em Pernambuco, de um dos cinco presídios federais anunciados pela União. “No Nordeste, só temos o de Mossoró (RN). Pernambuco faz divisa com Paraíba, Bahia, Ceará. Nessa situação, se justifica um presídio federal para que líderes de organizações criminosas sejam segregados”, defendeu. Até agora, só foi anunciado um presídio no Rio Grande do Sul.
Férias
Em meio à crise prisional, o Governo de Pernambuco suspendeu as férias de agentes penitenciários e outros servidores ligados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos por 90 dias. O Sindicato dos Agentes Penitenciários estuda medidas contra a decisão.
Folha de Pernambuco