Ações acontecem até 25 de setembro. (Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória) |
A Prefeitura da Vitória através da Agência Municipal de Trânsito (AGTRAN),iniciou nesta quarta-feira (18), no auditório da FACOL, a programação da Semana Nacional de Trânsito.
Diversas ações irão ocorrer até o próximo dia 25 como trabalho educativo nos principais semáforos do centro da cidade, palestra na escola municipal Lidia Queiroz sobre a importância do transito seguro, palestra na escola do CAIC sobre a importância da conscientização dos agentes transito com princípios básicos de educação do transito, panfletagem no centro da cidade sobre conscientização de um transito seguro sem drogas. O intuito da campanha deste ano é conscientizar os motoristas sobre os ricos de dirigir sob o efeito do álcool.
O diretor da AGTRAN, Hildebrando Lima, abriu o evento traçando um diagnóstico dos 114 dias de atuação da agência no município e falou dos desafios para implementar ações que possam melhorar o fluxo e a mobilidade.
O inspetor da Policia Rodoviária Federal, Victor Hugo, falou sobre os indicadores e das consequências da violência no trânsito. Segundo ele, noventa por cento dos acidentes são atribuídos a erros humanos. “A educação pode ter nesse caso um papel de salvar vidas.”, destacou.
Dados do Detran indicam que mais de 42 mil pessoas morrem anualmente em decorrência de acidentes de trânsito.
Em Vitória de Santo Antão o número de veículos passou de 15.358 para quase 41 mil veículos em 2013. Desse total mais de 15 mil são motocicletas.
O evento contou com as presenças do diretor da AGTRAN, Hildebrando Lima; o vice-prefeito, Henrique Filho; o secretario de Cultura, Turismo e Esporte, Paulo Roberto; o representante do Detran, Domingo Sávio; o sub-tenente do Tiro de Guerra, Enoque Alves; o presidente da ACIAV, Araken Albuquerque; do presidente da Câmara de Vereadores, Edmo Neves; do representante do CDL, José Augusto; do presidente da Coopevisa, Celso Bezerra; do secretario de Governo, Ozias Valentin; do secretario de Obras, Manoel Jorge; do diretor de Transporte, Luciano Lima; do secretario de defesa Social e Segurança Cidadã, Décio Filho; do comandante da Guarda Municipal, Capitão Jairo Ferreira Gomes; de da secretaria da Mulher, Maria das Graças, do representante do Ciretran, Paulo Valter e da promotora, Joana Cavalcanti.