A demora pelo aparecimento, deu a impressão de que ela iria faltar ao compromisso, mas, o suspense mostrou que, na verdade, estava se preparando para aparição. Já passava das 18h quando o grande fenômeno da noite rompeu a escuridão do céu. A Superlua, chamou a atenção dos vitorienses nesta segunda-feira (14).
O fenômeno acorre por causa da órbita irregular da lua – às vezes ela se aproxima mais, às vezes ela se afasta mais. Agora ela está cerca de 30 mil quilômetros mais perto que o normal: 356 mil quilômetros de distância da Terra. Assim, o satélite natural parece maior e mais luminoso do que o habitual.
Em Vitória de Santo Antão, apesar de momentos com mau tempo, a Superlua foi vista. Nas praças e nas ruas, ela era apreciada. Contudo, quem deixou para ver depois, acabou se frustrando. Além do tempo nublado, chuvas rápidas também atrapalharam a visualização.
Em 14 de dezembro, a Superlua fará mais uma aparição, só que em menor intensidade. Para visualizar a lua mais próxima da Terra, será preciso esperar até 25 de novembro de 2034.