Se, no Grande Recife, ônibus urbanos têm sido alvo, na Mata Sul do Estado, ônibus rodoviários é que estão na mira dos bandidos. Só em setembro, sete investidas foram registradas.
Numa delas, na BR-101, uma passageira morreu durante uma troca de tiros entre um policial que estava a bordo e criminosos que tentavam parar o coletivo. Neste mês, os casos continuam acontecendo, e as principais vítimas são estudantes universitários a caminho ou de volta das aulas. Para prevenir as ações criminosas, a Polícia Militar (PM) iniciou uma operação para escoltar ônibus em comboio.
Por noite, até 14 veículos de diversas prefeituras da região procuram refúgio na proteção oferecida pela força-tarefa, que conta com integrantes de três batalhões da PM, entre eles, o de Polícia Rodoviária (BPRv).
As escoltas vêm ocorrendo, em duas faixas de horário, na BR-101 (entre o acesso a Vitória de Santo Antão e Gameleira) e nas PEs 096 (Barreiros-Palmares) e 120 (Caruaru-Catende). “Já realizávamos esse tipo de operação com sulanqueiros e vimos que estudantes também estavam sofrendo esse tipo de violência nas estradas”, diz o comandante do 10º Batalhão da PM, tenente-coronel Alexandre Menezes.
Na última semana, dois suspeitos de participação nos assaltos foram presos em ocasiões diferentes. Armas de grosso calibre, como espingardas, também foram encontradas.
Folha de Pernambuco