Evento tem como objetivo propor ações preventivas, educacionais e de fiscalização para tentar reduzir o número de mortos em acidentes no trânsito em Pernambuco
Com o objetivo de diminuir acidentes e salvar vidas, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), em parceria com a II Geres e o Projeto Moto Amiga/Honda, promovem um Fórum de Segurança e Educação no Trânsito, em Vitória de Santo Antão. O evento, que integra ações da Caravana de Educação de Transito do Detran-PE nos municípios, acontece neste dia 13, no Instituto Nacional de Ensino, Sociedade e Pesquisa (Inesp), a partir das 19h, e contará com a presença do presidente Detran-PE, Charles Ribeiro, e do prefeito da cidade, Elias Alves de Lira.
Durante o fórum são discutidas e apresentadas as ações realizadas por todos os órgãos envolvidos na mobilização para prevenção de acidentes com veículos. Com foco nas motocicletas, o gestor da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE, Ivson Correia, junto com alunos da Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, da Universidade de Pernambuco (UPE) e representantes do Moto Amiga apresentam assuntos sobre as principais causas, traumas e ações preventivas para evitar os acidentes.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, no Hospital da Restauração mais de 70% dos pacientes internados por acidente com motocicleta não tinham habilitação ou nunca fizeram algum treinamento para conduzir o veículo.
Curso Moto Amiga
O projeto Moto Amiga, em convênio com o Detran-PE, também promove cursos de Pilotagem Defensiva para motociclistas, em diversos municípios pernambucanos. Em Vitória de Santo Antão, o curso vai acontecer no dia 13, no estacionamento do Vitória Park Shopping, das 8h às 12h (Teoria), das 14h às 17h (Prática), com inscrições através do site do Detran-PE.
Os cursos são ministrados pela equipe de instrutores da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), por meio do Núcleo Operacional Assohonda (NOA–II), sob a supervisão da Gerência de Ensino da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE.
Em 2015, 1721 motociclistas realizaram o curso de pilotagem e outros 6.917 participaram de palestras educativas, promovidos pelas concessionárias Honda, através do projeto Moto Amiga, em Pernambuco. No interior do Estado, pouco mais de 600 pilotos receberam treinamento.
Neste ano, as concessionárias Honda já instruíram 830 motociclistas em cursos de pilotagem, e outros 1382 participaram das palestras educativas, em cidades como Garanhuns, Paulista, Recife, Salgueiro, Timbaúba e Serra Talhada.
O curso tem turmas abertas nas principais regiões do estado. O propósito é aperfeiçoar motociclistas já habilitados a dirigir na categoria A (moto), capacitando-os a enfrentar situações adversas e de risco. “O objetivo é aprofundar os conhecimentos e o manejo eficaz da motocicleta, em função da legislação de trânsito, além de incrementar as habilidades de condução adequada por meio de técnicas de pilotagem segura”, diz Guto Alves, coordenador do Núcleo Operacional Assohonda/NE-II.