Principal alternativa para combater o calor, as árvores também servem como proteção natural para os pedestres que sofrem em dias de sol forte. Seus galhos, no entanto, têm cada vez menos força na luta pela permanência em Vitória de Santo Antão. A derrubada de árvores e a poda realizada pela prefeitura do município tem sido assunto frequente nas redes sociais.
Apesar do município afirmar que as intervenções são feitas sob supervisão de profissionais capacitados, os padrões adotados são questionados. Nesta segunda (31), uma ação iniciada na Praça Padre Félix Barreto, bairro do Livramento, ganhou repercussão. A poda realizada no local tem acabado com as copas das árvores, deixando praticamente apenas os troncos. As plantas têm ficado vulneráveis a agentes agressores, como chuvas, cupins e fungos.
A ação não é um caso isolado, mas sim constante. Em abril, árvores foram derrubadas para a reforma da Praça do bairro do Matadouro. A prefeitura alegou que, após estudos, doenças foram detectadas em algumas das árvores, correndo risco de queda. No entanto, foi prometido o plantio de novas espécies compatíveis com o clima da região.
Foto: Reprodução/Facebook
Mas isso não é novidade aqui nesta cidade, em tempos que se fala tanto em preservação a gestão da cidade não está nem ai para esse assunto!