Está tudo pronto para começar a primeira Mostra de Cinema da Vitória de Santo Antão, evento que será realizado de 14 a 17 de abril com incentivo do Governo do Estado, através do Funcultura. A mostra traz na programação curtas de vários cantos do Brasil e divididos em quatro eixos temáticos, Cinema e cidade, Cia. do medo, Estações e O amor no fim do mundo, além de três ações formativas e debates. Tudo gratuito. As sessões acontecerão no Silogeu do Museu do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA). Na primeira noite de exibição, no dia 15 de abril, haverá uma homenagem a um dos maiores documentaristas deste país, Eduardo Coutinho. Na ocasião será exibido seu filme póstumo Últimas conversas (2015), finalizado por João Moreira Salles e Jordana Berg.
O musical Jardim Atlântico (2013), de Jura Capela, abre a tarde de exibição do segundo dia, que conta ainda com o longa Todas as cores da noite (2015) seguido de debate com o diretor Pedro Severien. Este dia será fechado com uma viagem à Praia do Futuro (2014), de Karim Aïnouz, que conta com Wagner Moura e Jesuíta Barbosa no elenco.
No domingo (17), o primeiro longa a passar na telona será O homem das multidões (2014), de Cao Guimarães e Marcelo Gomes. Para o encerramento deste dia, foi escolhido o premiado Boi Neon (2015), de Gabriel Mascaro. O evento conta ainda com uma sessão infantil e a Sessão Especial Cinema de Bordas, com duas produções vitorienses, dando visibilidade e espaço para a produção local.
As ações formativas começam no dia 14 e vão até 16 de abril. As oficinas O Olho mágico, com Darlan Galvão, e Introdução à fotografia e filmagem, com Leo Leite, serão destinadas aos estudantes da Escola Estadual Professora Eudóxia de Alcântara Ferreira. Além das oficinas, no primeiro dia da mostra haverá a mesa redonda Cinema e cidade: espaços de exibição e cinemas de rua, com André Dib, Neco Tabosa e Pedro Ferrer, no auditório do Centro Acadêmico da Vitória (CAV) – UFPE, a partir das 14h. Esta ação trará também uma reflexão sobre estes espaços em Vitória, levando em conta o atual estado do Cineteatro Iracema e apresentando uma comparação com as soluções tomadas em outros locais.
Serviço
Mostra de Cinema da Vitória de Santo Antão
14 a 17 de abril
Silogeu Professor José Aragão
Mais informações no site www.mostravitoria.com