Três mil armas de fogo apreendidas pelas polícias no estado de Pernambuco serão destruídas nesta quarta-feira por um rolo compressor. O processo será realizado a partir das 9h, na sede do Batalhão de Polícia do Exército, na BR-232, bairro do Curado, no Recife. Na ocasião, o Exército Brasileiro fará entrega de fuzis para serem utilizados pela Polícia Militar de Pernambuco.
Campanha – A Campanha do desarmamento recolheu 9.682 armas e 16.300 munições em Penambuco. O balanço, referente ao período de 14 de maio de 2011 até 30 de março deste ano, foi divulgado na quarta-feira passada pela Polícia Federal (PF). A primeira estatística do ano aponta ainda uma média de seis armas entregues por dia, 42 por semana e 168 por mês e de noves munições entregues por dia. As armas e calibres de munições mais entregues em Pernambuco são, por ordem, revólveres, espingardas e pistolas. Já as munições são as de calibre 38. A PF acredta que as principais razões que estimulam o desarmamento com a consequente entrega voluntária de armas são o anonimato e a rapidez no pagamento da indenização, efetuado em até 48 horas em qualquer terminal eletrônico do Banco do Brasil.
Em todos os casos será sempre preservado o anonimato das pessoas que realizarem a entrega de armas e munições e nenhum questionamento será feito a quem estiver entregando. Além das armas de fogo também serão recebidas munições armas de brinquedo, simulacros, armas artesanais ou de fabricação caseira, porém sem o pagamento de indenização. As armas arrecadadas na campanha são enviadas para o exército afim de que seja procedida a sua consequente destruição. Há casos, porém em que o anonimato não interessa ao cidadão, como ocorre com os possuidores e proprietários de armas adquiridas legalmente e que manifestam o desejo de baixar tal registro do Sistema Nacional de Armas (Sinarm).
Confira os números de armas e munições entregues em Pernambuco desde o começo da campanha:
PF-Recife: 4.367
PF-Caruaru 762
PRF: 641
PM: 1.854
PF-Salgueiro: 827
Posto Itinerante-PM: 1.231
Total de Armas:9.682
Total de Munições:16.300
Além dos Postos da Polícia Federal em Recife, Caruaru e Salgueiro e da Polícia Rodoviária Federal que fica localizada no bairro do Pina-PE, também recebem armas 22 postos Polícia Militar (15 Batalhões e sete Companhias) além de um posto itinerante, numa parceria firmada entre a PF e a SDS-PE, facilitando assim o acesso das pessoas para entrega de armas, principalmente no Agreste e Sertão, evitando grandes deslocamentos para a capital.
Quem quiser entregar uma arma deve primeiro acessar o site www.entreguesuaarma.gov.br ou www.pf.gov.br e preencher uma guia de trânsito que tem validade de um dia e acondicioná-la de forma discreta e desmuniciada (sem munição) de forma a não caracterizar o seu pronto uso e, caso, a pessoa seja parada por uma blitz policial estará acobertada de qualquer apreensão ou prisão, caso contrário, a guia de trânsito não terá valor nenhum, ficando o infrator sujeito as penas da lei. Após a conclusão do procedimento de entrega nos casos em que a arma seja indenizada, será solicitado ao responsável o cadastro de uma senha numérica de quatro dígitos que será confeccionada apenas pelo próprio requerente sem a ajuda de terceiros.
Com informações do Diario de Pernambuco.