Todos os anos, a homenagem é feita a cinco pessoas que tenham realizado importantes ações na defesa dos direitos humanos no Brasil
Sessão solene de entrega do prêmio, concedido pelo Senado, acontece no dia 3 de dezembro, em Brasília |
Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, é um dos escolhidos para receber a Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Camara concedida pelo Senado, em 2013. Todos os anos, a homenagem é feita a cinco pessoas que tenham realizado importantes ações na defesa dos direitos humanos no Brasil. A sessão solene de entrega do prêmio conntece no dia 3 de dezembro, em Brasília.
Além dele, Cláudio Luciano Dusik, que desenvolveu o Mousekey Teclado Virtual (instrumento que auxilia pessoas com dificuldade de escrever e se comunicar); a deputada Janete Capiberibe; Warley Martins Gonçalles, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP); Márlon Jacinto Reis, Juiz de Direito e um dos fundadores e coordenadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral-MCCE; e o ex-governador Jackson Lago, in memoriam, também receberão a Comenda.
A comenda foi criada por meio da Resolução nº 14, de 20101, a partir do Projeto de Resolução do Senado nº 62, de 2008, apresentada pelo senador José Nery e outros senadores. A comenda leva o nome do antigo arcebispo de Olinda e Recife Dom Hélder Câmara (1909 /1999), conhecido pela sua atuação na defesa dos mais pobres e dos perseguidos políticos durante a ditadura militar no Brasil.
As indicações à escolha dos agraciados são apreciadas pelo Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, composto por um representante de cada um dos partidos políticos com assento no Senado Federal. Outros religiosos também receberam a homenagem, entre eles, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Manuel da Cruz, Dom Eugênio de Araújo Sales, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, Dom Tomás Balduíno, Dom Paulo Evaristo Arns e Dom José Maria Pires.