Está chegando a hora da UPE

Redação terá apenas um tema. Novidade já foi aplicada no Sistema Seriado na última semana

Rafaela Mikaela acha que a mudança é positiva porque permite foco no tema. (Foto: Marina Mahmood/Folha de Pernambuco)

No próximo domingo será realizada a segunda etapa do Vestibular 2014 da Universidade de Pernambuco (UPE) e uma das novidades deste ano é o fato da redação só oferecer um tema, como ocorreu no Sistema Seriado de Avaliação 3 (SSA), que aconteceu na semana passada. Essa mudança, segundo os professores, não deverá prejudicar os mais de 41 mil candidatos inscritos no certame. A alteração foi feita depois de pesquisas e conversas entre os próprios estudantes e os membros da comissão organizadora da seleção.
Para o vice-presidente da comissão de vestibular, Ernani Martins, do ponto de vista pedagógico não há mudança. “Seguiremos o mesmo modelo já adotado no SSA. Não tem diferença pedagógica”, afirmou. Martins explicou o que motivou a alteração. “Percebemos a necessidade de fazer a reforma durante as pesquisas junto aos candidatos. Além disso, os corretores percebiam que muitos alunos misturavam os temas quando eram oferecidos dois”, disse Ernani.
O professor de Redação, Alex Inácio da Silva, do Colégio Dom, em Olinda, não vê problemas na mudança. “Não é negativo. A diferença é que até o concurso anterior o candidato tinha uma margem de folga, já que ele podia escolher o melhor tema, na visão dele. É uma questão de costume. No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é desse jeito e ninguém reclama”, disse. A mesma opinião tem o docente Rogério Costa, do Colégio Santa Emília, em Olinda. “Inicialmente, o estudante pode pensar que levou um prejuízo. Mas na verdade a mudança foi positiva, pois o aluno pode focar em apenas um assunto. Não precisa mais perder tempo escolhendo”, explicou.
Alex Inácio da Silva alerta que o melhor caminho para não ter problemas com o novo formato da prova de Redação é ter calma. “Antes de começar a escrever o candidato precisa refletir sobre o tema fornecido, para depois iniciar a produção”, orientou. A aluna Rafaela Mikaella, de17 anos, do terceiro ano do ensimo médio, do Colégio Santa Emilia, gostou da mudança. “Achei positiva. Permite um foco maior. Desse jeito fica mais difícil fugir do tema”, disse a adolescente que irá prestar vestibular para o curso de medicina.
A redação será realizada no próximo domingo, quando também vão ser aplicadas mais duas provas especificas do curso escolhido pelo candidato. O texto deve ter, no mínimo, três parágrafos e ser desenvolvido entre 20 e 30 linhas. Como de costume, a UPE deve trazer mais uma vez uma sugestão de tema filosófico, a exemplo do tema proposto aos feras no SSA que foi: “A leitura e a compreensão da realidade”.

Folha de Pernambuco