Famílias de crianças com microcefalia poderão ter um alívio nas contas domésticas. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) estuda a possibilidade de incluir crianças portadoras de microcefalia como beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica – que concede até 65% de descontos na fatura mensal de energia elétrica. A adesão ao benefício se enquadra no critério de portadores de deficiência identificados como baixa renda, com direito ao desconto.
O cadastro na Tarifa Social pode ser efetuado por meio dos diversos canais de relacionamento com o cliente como o site www.celpe.com.br, lojas de atendimento e pontos credenciados da Celpe distribuídos em todo o estado. No caso dos portadores de microcefalia, para solicitar a inclusão, é importante que a criança tenha sido inscrita previamente junto ao INSS e obtido o Benefício de Prestação Continuada (BPC) na categoria 87 – para portadores de deficiência.
A Celpe adiantou que concederá o benefício às crianças cadastradas nas agências do INSS existentes na área de concessão da empresa, que abrange todos os municípios pernambucanos, a Ilha de Fernando de Noronha e a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba.
Além de apresentar o BPC do beneficiário na categoria 87, o pai ou responsável deverá também ter em mãos o CPF e RG da criança e uma conta de energia de onde mora a família, para efetivar a solicitação do desconto. Não é necessário ser o titular da conta. “O cadastro para a obtenção da tarifa social pode ser feito a qualquer tempo”, lembrou a gestora. Também não é preciso levar os bebês à Loja Celpe. “Basta que a solicitação atenda aos critérios, comprovados por meio da documentação apresentada”, explicou.
Diario de Pernambuco