A mais nova rodada de pesquisas Instituto Ibope sobre a corrida sucessória presidencial, divulgada nesta segunda-feira (18), indica a ampliação da vantagem da presidente Dilma Rousseff (PT) sobre os seus potenciais adversários. No cenário em que concorre contra o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador Eduardo Campos (PSB), a petista levaria o pleito no primeiro turno, registrando 43% das intenções. O tucano aparece com 14% e o socialista pernambucano apresenta 7% . A diferença cresceu de 17 para 22 pontos em um mês.
Já no cenário que conta com a ex-senadora Marina Silva (PSB) em substituição ao governador Eduardo Campos, a presidente Dilma Rousseff aparece com 42%. A socialista vem na sequência, com 16%, e Aécio fica na casa dos 13%. Nesse caso, o crescimento da chefe de Estado foi de 13 pontos em relação à pesquisa anterior.
Contudo, apesar do crescimento de Dilma, a nova rodada do Ibope mostrou que a população demonstra um desejo de mudança nas bases do governo. Conforme o levantamento, 38% dos entrevistados responderam que gostariam que o próximo presidente mantivesse alguns programas e mudasse muita coisa. Outros 24% opinaram que o futuro governo terá que ser completamente diferente.
Somente 23% dos entrevistados disseram que o novo presidente precisa fazer poucas mudanças para dar continuidade às ações desenvolvidas hoje. E 12% prefeririam que ele desse total continuidade ao governo atual.