Por maioria de votos, em votação de dois turnos, a Câmara de Vitória de Santo Antão aprovou no final de setembro de 2015 o reajuste no número de vagas para a próxima legislatura, passando de 11 para 19. Apesar da aprovação e comunicação à Justiça Eleitoral, os vereadores do município podem recuar e reavaliar as cadeiras a serem disputadas nas eleições de outubro.
A decisão cabe ao presidente do legislativo, Bau Nogueira (PSD). Segundo se afirma nos bastidores, Bau deve colocar novamente em votação a alteração à Lei Orgânica após o encerramento do prazo de filiações. O presidente estaria avaliando as opiniões dos vereadores da base do governo, que divergem entre 13 e 15 vagas.
Independentemente da Câmara Municipal já ter comunicado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), os Juízes deverão oficiar ao órgão no período próximo as convenções, solicitando o número de vagas. “O prazo da Câmara, para alterar o número de vagas, de acordo com a jurisprudência do TSE, até a presente data, será a data do termino da realização das convenções partidárias”, informou o TRE em nota enviada ao Blog Nossa Vitória.
Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória
Foto: Thyago Leão/Blog Nossa Vitória
Para fazer o que a maioria dos atuais fazem, (promover-se) bastava um ou no máximo dois. Pelo menos seria menos inúteis vivendo as nossas custas.