Secretaria de Saúde realiza ação contra diabetes em Vitória

Secretaria Municipal de Saúde lança a estratégia de oferecer serviços para aferição artéria, teste de glicemia e orientações nutricionais e estimular a prática de atividades físicas. (Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória)

No Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta quinta-feira (14), o Ministério da Saúde divulga dados inéditos sobre a doença no Brasil e revela que o número de casos está crescendo. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012) revelou um aumento de 40% entre 2006, primeiro ano do levantamento, e ano passado. O percentual de pessoas que se declararam diabéticas passou de 5,3% para 7,4% no período.
Diante tal fato, a Secretaria Municipal de Saúde lança a estratégia de oferecer serviços para aferição artéria, teste de glicemia e orientações nutricionais e estimular a prática de atividades físicas, tendo em vista que o aumento da diabetes está relacionado ao excesso de peso, à falta de exercícios físicos, à má alimentação e o envelhecimento da população. No momento foi ofertado a população orientações de alimentos a serem utilizado na prevenção e cuidado com a doença como a prática de alimentações saudáveis (uso de frutas e verduras) pelas nutricionistas do nosso município.
A escolha da ação ser realizada nos polos da academia da saúde vem com a ideia que para a redução do excesso de peso que funciona como fator de risco e consequentemente das doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes é a prática de exercícios sendo uma grande aliada na prevenção destas doenças.
No dia 14 de novembro foi realizadas ações no polo da Academia das Cidades/ Academia da Saúde da Bela Vista pela manhã e pela noite tendo em média a participação de 150 pessoas e também sendo realizada na Praça da Matriz atingindo um público de média de 200 pessoas.
O objetivo da Secretaria de Saúde é de intensificar estas ações nestes ambientes e cada vez mais estimular a população vitoriense a ter modos de vida saudáveis e desta forma reduzir significamente o número de pacientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O cuidado é desde aquela pessoa que ainda não adquiriu a doença estimulando cada vez mais a prática de atividades físicas e ter uma alimentação saudável, como também o cuidado com o portador de alguma DCNT para que obtenha um controle de sua doença e evitando uma gravidade.
SOBRE A DOENÇA – A diabetes é uma doença crônica resultante do desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Isso ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou quando a insulina produzida pelo pâncreas não age adequadamente nas células devido a uma resistência do corpo à ação dela (diabetes tipo 2). Quando um destes problemas com a insulina ocorre, a glicose deixa de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis de glicose no sangue.
A principal característica da diabetes é a hiperglicemia (elevação dos níveis de glicose no sangue), que pode se manifestar por sintomas como poliúria (excesso de urina), polidipsia (sede aumentada), perda de peso, polifagia (fome aumentada) e visão turva. Esses sinais e sintomas são mais evidentes no diabetes tipo 1. O diabetes tipo 2 em geral é mais “silencioso” e é mais comum na faixa etária dos adultos.

Com informações da assessoria