Em Vitória, vereadores solicitam criação de unidade integral à saúde do homem

Os vereadores Prof. Edmo Neves (PMN), Edvaldo Bione ((PROS) e Dr. Saulo Albuquerque (Solidariedade), propuseram através da indicação de nº 402/13 ao Prefeito Elias Lira (PSD) a implementação de uma Unidade Integral à Saúde do Homem em Vitória de Santo Antão. A sugestão foi direcionada as Secretarias de Saúde, a de Planejamento e de Governo, aprovada por unanimidade da Casa Diogo de Braga.
A Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (PMAISH) compreende o público masculino na faixa etária dos 20 a 65 anos de idade e tem como objetivo qualificar e ampliar o acesso dos homens vitorienses à rede de serviços de Saúde, em especial na atenção básica. “É preciso facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de Saúde, em especial os serviços da atenção básica, garantindo o acolhimento humanizado”, destacou Neves – presidente da Câmara. A proposta versa sob o viés da integralidade e da transversalidade com outras políticas que agregam as especificidades do homem negro, rural, privado de liberdade, LGBT entre outras.
“Se faz necessário promover ações de prevenção, atenção humanizada ao trabalhador e prevenção a violência, só assim teremos a inserção do homem no pré-natal, a fim de assegurar o exercício pleno da paternidade”, analisou o médico Edvaldo Bione.
A unidade integral permitiria garantir o acesso à promoção de Saúde, prevenção e acesso ao tratamento de doenças como sífilis e transmissão vertical de HIV. “Garantir uma linha de cuidado integral para a redução dos fatores de morbimortalidade nos homens é condição essencial e a criação desta unidade asseguraria este pleito”, concluiu o médico Saulo Albuquerque.

Com informações da assessoria