Vereadores aprovam melhor localização para ampliação do Campus UFPE Vitória

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (28) o plenário recebeu a visita de Florisbela Campos – Diretora do Centro Acadêmico da UFPE da Vitória de Santo Antão e Celso Gama Pessôa Silva (Gerente de Infraestrutura do CAV-UFPE). Ambos acompanharam a apreciação do Projeto de Lei nº 071/13 de autoria do Poder Executivo, disponibilizando uma nova área de terreno para a construção do novo Campus da Universidade Federal de Pernambuco no Município sob o CNPJ nº 24.134.488/0001-08, pelo qual será instalado o Centro de Pesquisa em Saúde Humana e Biodiversidade com salas de aula, laboratórios, auditório, campo de futebol, pista de cooper e quadra poliesportiva.

O projeto revogou a Lei nº 3.784/2013, cuja área cedia 10,69 hectares, contudo, o terreno apresentava níveis acidentados que comprometeria os custos do projeto de construção. Pronunciando-se na Tribuna, Florisbela Campos explicou a necessidade da troca e respondeu aos questionamentos de alguns vereadores. “Há necessidade de um terreno estratégico que resolva o alto custo que apresentava o terreno anterior. O tamanho é o mesmo, pois pretendemos continuar implantando setores para atividades esportivas, prédio administrativo e prédios para pesquisa”, destacou a diretora do CAV.
Localizado entre o Engenho Bento Velho e a Fazenda Cristina, a Universidade pretende aumentar a oferta de outros cursos, ampliando o de Educação Física (com práticas no centro esportivo), além de implantar nos próximos cinco anos os cursos de Psicologia, Serviço Social, Economia e Medicina. “É importante frisar que o dinheiro só é liberado após regularização do terreno, por esta razão se faz importante acelerarmos os trâmites desta Lei”, ressaltou Florisbela afirmando que os recursos em torno de R$ 40 milhões já estão em caixa.
Questionada como ficaria o patrimônio arquitetônico existente no Engenho Bento Velho, onde detém uma antiga Igreja e um Casarão que foi cedido a Ordem das Freiras através de um comodato, a representante da UFPE sinalizou: “Tanto a igreja quanto o casarão estão em processo de tombamento. A Universidade tem como conseguir recursos apresentando projetos para a devida conservação daquele patrimônio”, citou.
 

O projeto de Lei aprovado pela unanimidade da Casa prevê uma área de 100.521,84 m².


PAUTA
Mais dois projetos de Lei entraram em pauta nesta sessão ordinária. O primeiro (PL nº 47/13) de autoria do vereador Edimar José Gomes – o Edinho (PMN), institui denominações de vias públicas urbanas com nomes de flores da botânica brasileira. O projeto de Lei aprovado substitui as Quadras/Ruas numéricas localizadas no Loteamento Major Expedito (no bairro do CAIC) por novos nomes, os quais compreendem as ruas 01 até a artéria de número 18.
Já o Projeto de Lei nº 68/13 de autoria do Poder Executivo, foi aprovado cedendo a doação de terreno a Empresa A. C. Teixeira Estofados e Cia. LTDA – ME, sob o CNPJ nº 13.319.005/0001-23.  Inicialmente o vereador Dr. Saulo Albuquerque havia pedido Vistas desta proposição, porém foi voto vencido num placar de 08 X 02. O terreno se situa no Engenho Bento Velho perfazendo uma área de 8.734,66 m², para fabricação de móveis.

Informações da assessoria