Mais de 270 conselheiros tutelares, de 60 municípios, participaram na tarde desta segunda-feira (25), em Olinda, da terceira etapa do Encontro Regionalizado dos Novos Membros dos Conselhos Tutelares. O evento, aberto pelo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, e pela secretária executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos (SESSFC), Lidyane Lopes, aconteceu no Teatro Beberibe, do Centro de Convenções de Pernambuco.
Presentes estavam conselheiros tutelares, eleitos e reeleitos, dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), das Zonas da Mata Norte e Sul e de algumas cidades do Agreste pernambucano. Outros dois eventos semelhantes foram realizados, no final do ano passado, nas cidades de Arcoverde e Caruaru, reunindo os conselheiros dos municípios do Sertão e do Agreste, respectivamente.
“Este é um momento festivo de boas-vindas, mas também uma reunião de trabalho e capacitação dos novos conselheiros tutelares, eleitos no pleito unificado de 4 de outubro do ano passado. É um momento formativo e de orientações para os novos conselheiros e de reciclagem para aqueles que foram reeleitos”, explicou Isaltino Nascimento. “Nesse momento de acolhimento, estamos fazendo uma reflexão sobre a importância dos conselhos dentro do Sistema de Garantia de Direitos”, completou a secretária executiva da SESSFC, Lidyane Lopes.
ELEIÇÃO – No Primeiro Processo de Escolha Unificada dos Integrantes dos Conselhos Tutelares, realizado no dia 4 de outubro de 2015, foram eleitos 1.030 conselheiros tutelares em Pernambuco, para 206 conselhos, de 183 municípios – exceção de Jaboatão dos Guararapes, por conta de problemas técnicos e administrativos. “Setenta por cento foram eleitos para o primeiro mandato e a SDSCJ, através da Secretaria Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos, tem papel importante no processo de orientação e apoio aos conselheiros”, disse Isaltino.
O secretário garantiu que a SESSFC tem o compromisso de, nos próximos quatro anos (2016/2019), desenvolver um trabalho integrado, no processo formativo, de capacitações, realização de oficinas; assessoria técnica e orientação aos Conselhos Municipais. “A SESSFC quer consolidar a política de defesa e assistência da criança e do adolescente, de forma conjunta e articulada”, ressaltou a secretária executiva Lidyane Lopes.
Foto: Pedro Luiz/SDSCJ