A lista de 270 cursos de graduação que tiveram seus vestibulares suspensos devido ao resultado insatisfatório em avaliações do Ministério da Educação (MEC) foi divulgada nesta sexta-feira (06). Em Pernambuco, 15 cursos tiveram o ingresso suspenso, em um total de 12 faculdades particulares punidas. As instituições precisarão apresentar um protocolo de compromisso para cada curso, para ter o direito de reabrir o vestibular. Os dados são resultado do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012, divulgado na última segunda-feira (02), que separa os insatisfatórios em tendência negativa e positiva.
Entre as determinações, está a de investir em dedicação integral e titulação dos docentes dentro de 60 dias. Já para a readequação da infraestrutura e projeto pedagógico, o prazo é de 180 dias. O acompanhamento das implementações será realizado por uma comissão de avaliação. O não cumprimento das medidas acarretará para a instituição em instauração de processo administrativo, podendo levar à suspensão das atividades.
Todos os cursos pernambucanos tidos como insatisfatórios tiveram avaliação 1 ou 2, em uma escala que vai até 5 no CPC de 2012. Para estabelecer esse conceito, o MEC avalia anualmente cursos de determinadas áreas e, após três anos, repete as avaliações. São considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais.
Instituições com ingresso suspenso
Recife
Escola Superior de Relações Públicas | Secretariado Executivo
Faculdade de Ciências Humanas (Esuda) | Administração
Escola Superior de Marketing | Publicidade e Propaganda e Administração
Faculdade Santa Helena | Administração e Ciências Contábeis
Faculdade Salesiana do Nordeste | Administração e Direito
Faculdade Integrada de Pernambuco | Administração
Jaboatão dos Guararapes
Faculdade Europeia de Admnistração e Marketing | Administração
Faculdade Metropolitana do Grande Recife | Publicidade e Propaganda
Olinda
Instituto de Ensino Superior de Olinda | Direito
Ipojuca
Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas | Ciências contábeis
Caruaru
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru | Ciências Contábeis
Carpina
Faculdade Luso-brasileira | Ciências contábeis
Resposta
Nesta tarde, a assessoria de imprensa da Faculdade Facipe enviou uma nota de esclarecimento para Portal FolhaPE informando que os cursos da instituição registram melhoria contínua em todos os aspectos avaliados pelo Ministério da Educação.
” Desde que o Grupo Tiradentes assumiu a gestão da faculdade, em 2012, o Índice Geral dos Cursos (IGC) da Facipe subiu de 2 para 3. Este é o resultado de investimentos na capacitação de professores, reestruturação de currículos, ampliação de acervo da biblioteca, modernização de laboratórios, entre outras ações que também estão beneficiando os alunos de administração. O cenário é de crescimento e o resultado do CPC do curso de administração da Facilpe é uma exceção. Ciente da necessidade de uma atenção ainda mais especial para este curso, o Grupo Tiradentes e a direção da Faculdade Integrada de Pernambuco já traçam e assumem estratégias de melhorias, dentro dos padrões exiidos pelo MEC”.