O governo Paulo Câmara informou, nesta quarta, que a Operação Lei Seca em Pernambuco será intensificará, a partir desta semana, com ações de bloqueio em rodovias federais, estaduais e vias de todo o Estado.
Motoristas e condutores devem ficar atentos às blitze durante o período de verão e férias escolares, quando a movimentação para o litoral e Interior do Estado é mais intensa, e quando acontecem as festas e prévias carnavalescas.
Segundo o Estado, os pontos serão reforçados e os bloqueios, das equipes que atuam diariamente em Pernambuco, estarão montados nas principais vias.
As atuações serão feitas em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER-PE), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e guardas municipais.
“O mês de janeiro apresenta uma movimentação atípica dos demais meses, já que muitas famílias entram em recesso e também há férias escolares. Isso faz com que ocorra um deslocamento maior de veículos para o litoral e Interior. Além disso, o período coincide com as prévias de Carnaval e muitas cidades possuem programação de festas “, comenta o coordenador da Operação Lei Seca, Luciano Nunes. Entre o roteiro, estão Caruaru, Tamandaré, Garanhuns, Goiana, Ouricuri e São José da Coroa Grande.
Até o final do mês, haverá ação constante de equipes, durante todos os dias, com pontos simultâneos de fiscalização.
As blitze ficarão próximas aos locais onde ocorrem shows e festas, além de estarem localizadas nas entradas de municípios da RMR.
A distribuição de equipes é feita para todas as regiões do Estado. As ações da OLS têm o objetivo de reforçar a segurança no trânsito e inibir a associação de álcool e direção pelos motoristas e motociclistas, com uma frota de nove vans informatizadas, nove guinchos, quatro motos e nove viaturas de apoio.
Uma comparação entre os anos de 2014 e 2015 revela um aumento na ordem de 10 mil abordagem a veículos na Operação Lei Seca, com a diminuição das infrações envolvendo o consumo de bebida alcoólica nas constatações, crimes e recusas.
O número de motoristas parados nos bloqueios saiu de 363.474 em 2014 para 373.508 no ano passado.
“Podemos dizer que isso é reflexo de uma postura diferente adotada pelos pernambucanos, que estão mais conscientes em relação aos perigos da associação entre o consumo de bebida e a direção. Desde que teve início a OLS, percebemos uma redução dos crimes por alcoolemia, que são a soma destas três infrações: de 6.677, em 2014, para 5.853, em 2015″, comenta Luciano Nunes.
Em 2014, foram 1.594 constatações, enquanto 2015 registrou 1.308; os crimes foram reduzidos de 308 para 163, enquanto as recusas também diminuíram, das 4.775 para 4.382.