Foto: Luciano Abreu/PMV |
Lançado há nove meses em Vitória de Santo Antão, pela Prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Educação, o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) vai avançando no município. Anunciado em novembro de 2012 pelo Ministério da Educação (MEC), o programa atua na formação de uma rede que envolve estados, municípios, universidades e escolas na capacitação, ensino e avaliação do ciclo de alfabetização, que compreende o 1º, 2º e 3º anos da educação básica.
Os primeiro resultados da iniciativa que busca corrigir déficits educacionais, com ênfase nos dois primeiros anos do programa, em português e matemática, através de uma metodologia dinâmica, utilizando materiais didáticos e jogos, foram apresentados na manhã desta sexta-feira (20) no auditório do IFPE, durante o Seminário de Encerramento do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa/Língua Portuguesa.
A supervisora educacional do Município, Ana Paula Silveira, destacou o empenho e a dedicação dos professores durante os noves meses para cumprir o objetivo do programa. “Foram nove meses de capacitação continuada, de constante aprendizado. Professores tornaram-se alunos e tiveram contato com métodos elaborados pela UFPE, a fim de proporcionar às crianças um maior entendimento e melhor compreensão dos assuntos abordados, facilitando o aprendizado e estimular a criança a aprender o conteúdo correspondente a sua idade”, afirma.
O ponto alto do seminário foi o relato de experiências vivenciadas em salas de aula pelos professores alfabetizadores. Dez trabalhos com relatos de quinze minutos foram selecionados para serem compartilhados. Em seguida, os professores da palestra “Formação de professores, identidade e saberes”, com a pedagoga, Lindinalva Queiroz.
A coordenadora do Pnaic em Vitória de Santo Antão, Maria Valdelúcia Tavares, destaca que nesse período a educação teve avanços significativos. “Já notabilizamos avanços importantes na área da leitura e da escrita, na produção de texto e compreensão do que se lê; tudo isso na idade adequada. Mudamos a pratica e isso é a proposta do programa federal apoiado pelo município. Acrescentamos elementos que proporcionam dinamismos ao ensino. Hoje estamos 230 professores estão aqui reunidos a fim de compartilhar essas experiências”, conta.
A partir de janeiro os professores voltam à formação continuada. A previsão é que em 2014 a ênfase seja dada a disciplina matemática.