A obra tem investimento orçado em R$ 3 milhões. (Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória) |
Vitória de Santo Antão continua avançando em todas as direções. Na tarde desta segunda-feira (23), o prefeito Elias Lira assinou a ordem de serviço para construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no município. A solenidade ocorreu no local onde será construída a unidade de saúde, à margem da Avenida Áurea Ferrer de Moraes, próximo ao Engarramento Pitú.
A obra tem investimento orçado em R$ 3 milhões, parte dele garantido pelo município. A UPA 24h, tipo II, será construída pela construtora Solo Ltda, com previsão para entrega em setembro de 2014.
Área onde será construída a UPA. (Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória) |
Na unidade serão realizados atendimentos de urgência e emergência, atendimento pediátrico e de pacientes com pressão alta, queimaduras, traumas, ferimentos graves, primeiros atendimentos para infarto ou acidente vascular cerebral (AVC) e prestados serviços de saúde como exame de Raio X e eletrocardiograma. A unidade também contará com leitos para pacientes em observação.
A secretária de Saúde, Veraluce Rodrigues, destacou que a população passará a contar com uma estrutura moderna para atendimentos em casos de média e alta complexidade, que hoje são atendidos pelos hospitais. “Nas unidades de saúde realizamos o atendimento clínico, de consultas. A UPA tem a especialidade de atendimento de urgência e emergência com grau de risco elevado que hoje é realizado nos hospitais. Quando o paciente chegar à UPA, os médicos prestarão socorro, controlarão o problema e detalharão o diagnóstico. Ao mesmo tempo, eles analisarão se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas”, explica.