Na primeira etapa do projeto, cerca de 6.115 famílias serão beneficiadas. (Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória) |
Nesta terça-feira (24), o primeiro recurso do programa municipal de distribuição de renda, o ‘Vitória Mais Renda’, que beneficia famílias que não foram contempladas pelo programa Bolsa Família, começou a ser pago.
Em Vitória de Santo Antão, cerca de 11 mil famílias cadastradas no Bolsa Família não recebem o recurso, devido ao limite determinado pelo programa do governo federal para o município. O Vitória Mais Renda, criado pelo prefeito Elias Lira, por meio do Projeto de Lei nº 50/2013, e implementado através da Secretaria de Ação Social, irá contemplar com recursos do município, estas famílias com uma renda mensal. Nesta primeira etapa do projeto, cerca de 6.115 famílias serão beneficiadas.
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória |
“Criamos milhares de empregos nos últimos anos e estamos vendo o desenvolvido por toda parte. Isso é muito bom e tem melhorado a qualidade de vida das pessoas, mas sabemos que ainda tem gente que vive com muito pouco, que falta alimento na mesa de algumas famílias. É justamente para essas pessoas que criamos o projeto, porque precisamos ajudá-las, temos que melhorar a vida de todos. Primeiro a ajuda, depois elas irão fazer cursos e serão encaminhadas para o emprego, deixando o lugar para ajudar outros”, destacou o prefeito Elias Lira.
Todas as famílias beneficiadas pelo programa Vitória Mais Renda estão cadastradas no CadÚnico, e são incluídas conforme o Índice de Desenvolvimento Familiar da Vitória (IDFV), ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Ação Social, baseada em estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que mede e monitora os indicadores sociais do município, através de dados coletados pelos CREAS e CRAS, com objetivo de melhorar a situação social e econômica das famílias.