O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou na manhã desta quinta-feira (29) audiência pública em Vitória de Santo Antão com o objetivo de tirar dúvidas sobre o recadastramento biométrico e avaliar o andamento das ações. O encontro foi presidido pelo desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, presidente do TER-PE. Após ouvir os presentes, que relataram dificuldades no agendamento, foram anunciadas alternativas que possam auxiliar no andamento dos trabalhos da nova tecnologia aplicada às eleições.
Antônio Carlos ressaltou a importância do recadastramento. “A biometria não tem custo nenhum ao eleitor, mas quem não fizer perde alguns benefícios como acesso ao Bolsa Família, matrícula de instituições de ensino, emissão de passaporte, dentre outros”, alertou o presidente Antônio Carlos. Também foi informado que todos os eleitores em situação regular precisam comparecer – inclusive os maiores de 70 anos, menores de 16 anos e os analfabetos que desejem votar. Em Vitória de Santo Antão são 98.740 eleitores, mas apenas 20.023 compareceram ao cadastramento biométrico.
Os eleitores estão sendo atendidos na Av. Agamenon Magalhães, 334, e na Rua Cândido Cardoso Fontes, 827 Garagem 93. A partir da próxima semana o horário de atendimento será das 7 às 19h, com previsão de funcionamento inclusive aos sábados, com capacidade de atendimento para 768 eleitores por dia. O prazo de encerramento do cadastramento biométrico será dia 31 de março de 2016.
“Conseguimos um apoio da OAB e da Faculdade de Direito [FACOL] que vão disponibilizar um espaço para cadastramento de eleitores”, comemorou o presidente. Para ele, ouvir os líderes e a população é essencial, por isso foi criado o Grupo de Trabalho da Biometria do TRE-PE (GTIB) que analisa todas as questões relacionadas a estas ações e apresenta alternativas que possam auxiliar no andamento dos trabalhos.
Em parceria com o município, será disponibilizado transporte para os eleitores da zona rural. A biometria em Vitória para os moradores do distrito de Cidade de Deus será permitida, desde que comprovem vínculo com o município.