Antes disponível para acesso em computador, app ganha versões Android e iOS
O consumidor tem uma nova ferramenta para calcular os juros de quando, por exemplo, deixar de pagar contas em dia. A Calculadora do Cidadão, já disponível no site do Banco Central (BC) desde 1999, agora tem versões para smartphones e tablets nos sistemas Android e iOS. Além das simulações com juros, o app permite comparar o pagamento de parte da fatura de um cartão, no crédito rotativo, com os demais tipos de crédito.
O economista professor Austregésilo Melo afirma que o consumidor deve tomar precauções antes e na hora de fazer uma compra. “É indicado que o indivíduo faça uma cópia da página na internet [quando simular os cálculos de serviços financeiros], ela tem valor praticamente documental. O usuário se protege no caso de uma empresa mostrar uma taxa de juros diferente da estabelecida pelo Banco Central”. exemplifica. Caso aconteça esse problema, “ele deve recorrer à Delegacia do Consumidor e ao Procon mais próximos”, comenta.
A calculadora pode ser usada por qualquer possoa que não entenda de finanças pessoais, segundo a chefe do Departamento de Educação Financeira do BC, Elvira Cruvinel. “O uso é fácil até para quem não tem conhecimentos matemáticos profundos, ou seja pouco familiar a cálculos financeiros. Antes de comprar ou contratar um serviço, é uma boa ideia consultar o novo aplicativo [para tirar dúvidas]”, defende.
O app pode ser baixado no Google Play e na App Store da Apple.