“Foi perfeito. Faço o Enem desde 2010 e com certeza esse tema da redação foi o melhor de todos”. Assim respondeu o estudante Felipe Gustavo Souza, 24 anos, quando indagado sobre o que achou da escolha do tema da dissertação. Os candidatos tiveram que escrever um texto sobre A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.
“É um assunto atual e acho que a maioria dos candidatos não teve dificuldade. Já presenciei violência contra a mulher na minha casa e sei o quanto é importante falar sobre o assunto”, destacou o rapaz, que cursa o 8º período de arquitetura numa faculdade privada. Felipe tenta o Enem agora para ingressar em engenharia civil na UPE ou na UFPE por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Embora tenha achado fácil o tema, o estudante Danilo Vasconcelos, 23, considerou-o repetitivo. “Esperava uma temática mais atual, como terceirização ou terrorismo. Defendi leis mais rigorosas e mais segurança urbana”, afirmou Danilo, que como Felipe, já está na faculdade. Ele cursa sistema de informação numa instituição privada. Com a nota do Enem quer concorrer a uma bolsa do Prouni.