Falta pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece amanhã e domingo, a partir das 12h30, com fechamento dos portões, em Pernambuco, ao meio-dia. Para quem vai participar do exame – são 394.723 inscritos no Estado – o ditado Mente sã em corpo são é muito apropriado. O melhor, nesta véspera de avaliação, é cuidar do corpo para estar bem preparado para a maratona de 90 questões por dia. E não descuidar da mente, buscando atividades que ajudem a relaxar para aliviar a ansiedade pré-provas.
Foi o que fizeram, ontem à tarde, alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Aníbal Fernandes, localizada em Santo Amaro, área central do Recife. Eles participaram de uma aula de alongamento ministrada pelo coordenador do curso de educação física da Uninassau, Osvaldo Serejo. Durante meia hora, os vestibulandos mexeram o corpo, esticando braços e pernas.
Para os alunos do Colégio Santa Maria, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, o momento de descontração será hoje de manhã. Os cerca de 240 vestibulandos participarão de atividades recreativas e depois assistirão a uma peça com texto de Ariano Suassuna, A Farsa da Boa Preguiça.
“É importante que durante as provas o estudante faça um rápido alongamento, não vai gastar mais de cinco minutos, pois ele ficará muito tempo sentado. Colocar os braços para frente, espreguiçar-se, mover o pescoço, esticar as pernas, são exercícios curtos e que podem ser feitos sem atrapalhar outros candidatos”, indica Osvaldo. A atividade realizada ontem foi resultado de uma parceria entre o Instituto Ser Educacional e a Gerência Regional de Educação Recife Norte.
A nutricionista Jerluce Ferraz, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), recomenda aos feras não comer fora de casa ou em local que não está habituado. É bom também evitar, nestes três dias, novos alimentos pois podem provocar alergia, infecções ou mal-estar.
Médico e professor de biologia, Fernando Beltrão receitou para seus alunos levarem água e suspiro, confeito de mel ou algo doce e de fácil manuseio. “Vai ajudá-los a manter a glicose alta. O ideal é comer a cada meia hora, mesmo sem ter fome. Um bombom de mel pode ser ingerido sem atrapalhar a resolução das questões”, observa.
Primeiro lugar de medicina, ano passado, na Universidade de Pernambuco (UPE) e na UFPE e aprovado no mesmo curso na Universidade de São Paulo (USP), Bruno Lima sugere que os feras desacelerem hoje. “Na véspera do Enem, em 2014, assisti a uma aula de manhã e depois não peguei mais nos livros. Descansei bastante. E dormi cedo. Foram umas dez horas de sono, o que me ajudou a estar bem fisicamente na hora das provas”, conta Bruno.