Primeiro Fórum de Segurança Pública discute com a população ações de combate à criminalidade em Vitória

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura

A realização do I Fórum de Segurança Pública e Cidadania, promovido pela prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã, trouxe à Vitória de Santo Antão, na tarde desta quarta-feira (21), um colegiado de especialistas em segurança entre eles, representantes da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado (SDS); do 21º Batalhão da Polícia Militar; Gabinete de Gestão Integrada do Estado (GGIE); Polícia Civil; Bombeiro Civil; Secretaria Executiva de Ressocialização; Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Funase); Pastoral Carcerária; Conselho Tutelar; AGTRAN e Tiro de Guerra 07-004 para discutir com a população a elaboração de medidas de segurança pública e combate à criminalidade no município.

Com o tema: “O exercício da cidadania e o combate à criminalidade” o encontro realizado no Silogeu, foi presidido pelo secretário de Defesa Social e Segurança Cidadã, Décio Canuto Filho.

Após a palestra do Drº Rubson Fernando Vasconcelos, diretor do presídio da Vitória e representante da Secretaria Executiva de Ressocialização do Governo de Pernambuco sobre o sistema prisional local e o perfil dos que estão privados de liberdade, os grupos de trabalho estiveram reunidos em salas temáticas para discutir e elaborar propostas de enfrentamento à violência.

O secretário Décio Filho ressaltou que o encontro é um marco para a segurança pública e convocou a população para participar das decisões do município. “Costumo dizer que a maior autoridade constituída é o povo. Nosso objetivo é fazer com que cada homem e mulher exerça plenamente sua cidadania, com espírito crítico, participativo, junto às instituições e com isso construir um programa eficiente contra a criminalidade”, afirmou.

Dados das ocorrências criminais apontam uma diminuição na ordem de 52%, no número de homicídios, em relação ao último ano, de acordo com o capitão da Polícia Militar, Clávio Gomes.

Para o capitão Carlos Alberto, representante do Gabinete de Gestão Integrada do Estado (GGIE), é necessário o diálogo entre poder público e a sociedade para ultrapassar as barreiras das limitações estruturais.

No aparato de segurança pública Vitória de Santo Antão conta com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), o Observatório de Segurança Pública, uma Central de Estatística de Crimes e o Centro de Gerenciamento de Crise e Fórum de Segurança Pública. As resoluções do encontro ajudarão a constituir o Plano Municipal de Segurança Pública do Município.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *