SDS apresenta diretrizes do Carnaval 2016; blocos devem pedir policiamento até novembro

Festa popular que tem a cara do Brasil, o Carnaval transforma o dia a dia das cidades e das pessoas em um grande movimento de alegria. Nas ruas ou nos clubes, a palavra de ordem é uma só: brincar e se divertir até o final. Para garantir a segurança e a tranquilidade dos festejos de Momo, a Secretaria de Defesa Social – SDS apresentou na manhã desta quinta-feira (15), durante coletiva de imprensa, as diretrizes sobre a segurança do Carnaval de 2016. As regras são fundamentais para que milhares de pernambucanos e turistas, que pretendem cair na folia desde as prévias carnavalescas, tenham uma diversão tranquila e segura.

O secretário executivo de Defesa Social, Rodrigo Bastos, ressaltou a importância do cumprimento das regras para o sucesso do planejamento de segurança. “É fundamental que todos os prefeitos, representantes de blocos e agremiações carnavalescas atendam as regras necessárias, para que tenhamos um Carnaval de muitas alegrias com segurança garantida”, afirmou o secretário.

As agremiações carnavalescas devem realizar pedido de policiamento até o dia 30 de novembro. A solicitação deve ser registrada por ofício no Batalhão da Polícia Militar (BPM) da área onde irão ocorrer as apresentações. Os grupos que não fizerem o procedimento não poderão desfilar nas ruas.

De acordo com o presidente do Grupo de Trabalho de Carnaval, coronel Gilmar Oliveira, a data se deve ao limite de tempo necessário para que se estabeleça o planejamento de segurança. “Estabelecemos o prazo para que todas as prefeituras e agremiações se organizem e nos enviem o pedido para que possamos desenvolver o nosso planejamento carnavalesco, e assim garantir no dia do evento o apoio da SDS e seus órgãos operativos. Escalas do policiamento, a programação das diárias, enfim, uma série de ajustes necessários de serem feitos antes do início das prévias”, ressaltou.

Os horários dos desfiles também foram debatidos na reunião. No período pré e pós folia, os blocos podem se apresentar durante o dia, nos horários entre 10h e 17h, e no período da noite, entre 20h e 0h. Nos dias oficiais do Carnaval, o horário das apresentações à noite ocorre das 19h às 23h.

“Todas as exigências estão estabelecidas legalmente na Lei nº 14.133/10, sendo esse estabelecimento de limites de horários favoráveis ao sossego e ao livre ir e vir dos cidadãos que também optam por não brincar nas prévias e pós-carnaval, por precisar ir trabalhar cedo no dia posterior, precisando assim descansar. Além do nosso policiamento, que também precisa desse descanso para dar suporte no dia subsequente”, esclareceu o coronel Gilmar.

Durante a reunião foi trabalhada ainda a classificação dos blocos carnavalescos. Os de grande porte, não poderão ultrapassar a quantidade de dez trios elétricos. Já os de médio porte, poderão ter até cinco trios e os de pequeno porte até três trios. A duração máxima de cada desfile será de 7 horas, e o percurso de 2,5 Km, para as agremiações de grande, médio e pequeno porte.

Para a secretaria executiva de Segurança de Jaboatão dos Guararapes, Karla Vieira, as regras são extremamente importantes para as prefeituras. “Através das diretrizes, programamos o nosso Carnaval sabendo que teremos o apoio da SDS. Desta forma, sem duvida, teremos uma festa tranquila e de paz”, contou.

O encontro contou ainda com a presença comandante da Polícia Militar, coronel Pereira Neto; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Cunha; o Chefe de Polícia Civil, Antonio Barros; a gerente geral de Polícia Científica, Sandra Santos; o promotor de justiça do Juizado do Folião, José Bispo; a coordenadora adjunta dos Juizados Especiais, Izabela Magalhães, além de comandantes de áreas.

Informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *