Convênio internacional é conquistado pelo Instituto Histórico da Vitória

Anúncio foi realizado pelo presidente do Instituto, Pedro Ferrer. (Foto: Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória)
Anúncio foi realizado pelo presidente do Instituto, Pedro Ferrer. (Foto: Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória)

O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGV) divulgou na última sexta-feira (04) a conquista de um Convênio de Irmanação entre as cidades da Ribeira Grande, do arquipélago do Cabo Verde – em Portugal, e Vitória de Santo Antão.

Segundo Pedro Ferrer, presidente do IHGV, o projeto se encontra em avançado estágio. “Nossa cidade tornar-se á a primeira do interior do estado de Pernambuco a firmar esse tipo de convênio. Vale salientar, que todo processo teve início por ocasião da vinda do médico e escritor Cabo Verdiano, Samuel Gonçalves e sua esposa, também médica, dra. Antonina Gonçalves”, destacou.

Ainda segundo Ferrer, a visita do casal a Vitória, durante o Simpósio de Igualdade Racial, gerou a eles um encanto com a descoberta das relações históricas envolvendo as cidades. “Talvez por força do destino, ou até mesmo por um golpe de sorte, dra. Antonina é oriunda da Ilha de Santo Antão, a mesma ilha de onde veio nosso fundador Diogo de Braga. Através dessa feliz coincidência, ao retornar para seu país, o nobre casal tratou de estabelecer contatos com a ilha de Santo Antão. Os contatos progrediram e as autoridades da Ribeira Grande demonstraram grande interesse em concretizar o convênio de intercâmbio”, comentou.

O Presidente da Câmara de Ribeira Grande, Eng. Orlando Rocha Delgado, endereçou oficialmente sua intenção em formalizar o intercâmbio ao prefeito Elias Lira (PSD). “Queremos manifestar a nossa abertura e disponibilidade de diálogo para um conhecimento mais aprofundado da realidade socioeconômico e cultural recíproco e propiciar os canais de cooperação nos domínios econômicos, empresariais, institucionais, políticos e culturais, dos sectores públicos e privados, com o Poder Público local”, externou a correspondência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *