Em busca de oportunidades iguais para os diferentes, e a construção de uma sociedade igualitária, centenas de alunos, professores e gestores saíram às ruas para chamar atenção para a Semana da Pessoa com Deficiência que começou nesta sexta-feira (21). O movimento que ocorre pelo sétimo ano consecutivo no município, é organizado pela Secretaria de Educação, em conjunto com a Unidade de Educação Especial Inclusão e Direito a Diversidade, e busca ampliar junto à sociedade o debate sobre as questões referentes às políticas públicas inclusivas e o empoderamento e autonomia das pessoas com deficiência.
De acordo com a secretária de Educação, Maria José Lira, a partir de segunda-feira cada escola seguirá seu planejamento individual para vivenciar essa semana de comemorações.
Segundo Adelma José, coordenadora do Espaço Vida o movimento de conscientização e respeito pela pessoa com deficiência tem aumentado. “A cada ano vai crescendo e o resultado é maravilhoso, porque a sociedade está se engajando de uma maneira surpreendente”, conta.
Este ano o tema central é “Transversalidade: O Caminho para as Políticas Públicas Inclusivas” . Até o próximo dia 28, quando diversas ações serão realizadas em 15 escolas do município. O encerramento ocorre no dia 31 com show, apresentações culturais dos alunos e feirinha. O evento ocorre a partir das 17h na Praça do Livramento.