Como enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais tecnológica? Como utilizar a tecnologia e o conhecimento a serviço da educação? Quais competências e habilidades deve ter o professor nos tempos de hoje? É com estas questões que a prefeitura da Vitória, através da Secretaria Municipal de Educação, promove nesta segunda e terça-feira, dias 3 e 4 de fevereiro, formação continuada para todos os professores, diretores e supervisores da rede municipal de ensino.
Cerca de oitocentos profissionais de educação estiveram presentes na abertura oficial do evento na manhã de hoje (3), na quadra do Colégio Municipal 3 de Agosto.
Durante a manhã, os profissionais de educação da rede municipal de ensino participaram de duas palestras. A primeira sobre com a temática: “competência do professor no século XXI”, com a mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela EDUMATEC/UFPE, Deyse Rodrigues. Em seguida, a psicopedagoga, Érica Montenegro de Melo, mestre em Ciência da Linguagem pela Unicap; palestrou sobre a “Atividade na Educação”; uma abordagem sobre o papel do professor na aprendizagem, sob as perspectivas psicomotora, afetiva e cognitiva.
Para a secretária de Educação, Maria José de Lira, o treinamento e a evolução do professor é fundamental as mudanças e os desafios desse mundo novo. “Qualquer pessoa, para chegar a qualquer lugar, precisa do professor. A nossa missão e responsabilidade é cada vez maior e mais desafiadora. É preciso treinar e preparar nossos professores para melhorar cada vez mais a qualidade de nosso ensino. Chegamos aqui com a expectativa de um ano cheio de realizações”, destacou a secretária.
À tarde, professores, diretores e coordenadores iniciaram as oficinas pedagógicas de acordo com sua modalidade de ensino e área de atuação. Profissionais com especialidades em salas multisseriadas, educação infantil, séries iniciais, EJA, em todos os níveis, entre outros, estarão ministrandos treinamentos.
A formação continuada de professores, diretores e supervisores da rede municipal de ensino é realizada anualmente numa ação conjunta entre a Secretaria de Educação e o FNDE, com o objetivo de melhorar ainda mais os índices de desenvolvimento educacional do município através do IDEB, Prova BRASIL e SAEPE.