Celpe divulga orientações sobre como economizar na conta de luz

Dicas têm o objetivo de alertar para que os usuários evitem o desperdício

Um dia após a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) anunciar que teve a autorização de reajustar o valor da conta de luz, a concessionária divulgou, nesta quinta-feira (23), várias dicas para ajudar a economizar, adotando novos hábitos de evitando o desperdício. O objetivo da Celpe é o de orientar sobre o que pode ser feito para obter o melhor desempenho dos equipamentos.

Segundo a companhia, os aparelhos que mais consomem energia nas residências são os de refrigeração, como no caso de geladeiras e ar-condicionados; e os de aquecimento, como no exemplo de chuveiro elétrico e ferro de passar roupa. A orientação é de que é preciso evitar que esses equipamentos fiquem muito tempo ligados. Uma das dicas é ajustar o condicionador de ar para temperatura confortável (cerca de 23° C). A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia.

Após a refrigeração do cômodo, o usuário pode recorrer a ventiladores para manter o clima agradável. Uma dica importante é promover com regularidade a manutenção e a limpeza desses equipamentos. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico já que a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.

Em relação às geladeiras, a Celpe esclarece que, quando em mau funcionamento, essas chegam a representar 30% do consumo em uma residência. Para evitar desperdício de energia, freezers e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Outra orientação é observar periodicamente a borracha de vedação que, uma vez ressecada, é causa de um dos maiores desperdícios de energia.

No caso do chuveiro elétrico, o recomendável é colocá-lo sempre na posição verão. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia. Os fornos e os ferros elétricos somente devem ser usados quando necessário. É importante otimizar seus funcionamentos para aproveitar o calor, evitando desligar e reaquecer o equipamento com frequência.

Estar atento para o uso de itens como churrasqueiras elétricas e grills. Mesmo eventual, a ligação desses equipamentos deve ser avaliada. A melhor opção é substituir os itens elétricos por modelos a carvão ou a gás. O uso de aparelhos de som em alto volume, nem como de ventiladores na velocidade máxima, resulta também em maior gasto de energia.
Na questão da iluminação, a Celpe observa que as lâmpadas de LED tem ainda melhor desempenho do que as fluorescente normais e economizam cerca de 80% de energia elétrica com maior durabilidade. Um ambiente pintado em cores claras e que fique com as janelas abertas o maior tempo possível também contribui para a eficientização do consumo de energia.

Para obter um consumo racional de energia e assegurar contas livres de inconvenientes, a Celpe aconselha o consumidor a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.

dicas_celpe

FolhaPE, com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *