|
Carro alegórico sem clube. Fios ainda presentes no percurso. Ruas com pouca iluminação. |
Apesar da alegria dos foliões e paz nas ruas, o Carnaval de Vitória de Santo Antão 2014 não foi só de bons resultados. Nas ruas, dezenas de pessoas abordaram a equipe do Blog Nossa Vitória para criticar a logística e organização do evento.
Tudo começou na semana pré-carnavalesca, especificamente no desfile das Virgens da Vitória, quando já se era notada a falta de iluminação no percurso dos blocos.
A passagem pela Rua Melo Verçosa, onde fica localizado o Hospital Pronto Socorro, não agradou os foliões. “Foi alegado que a mudança no percurso seria para livrar a passagens por hospitais, porém continuou passando do mesmo jeito”, comentou um folião.
“A liberação da passagem dos blocos de trios pela Praça da Matriz é solução para acabar com a passagem por hospitais. O Étesão, que é a maior troça da cidade, passa com milhares de pessoas pela praça e nunca acabou com a praça, e porque os trios iriam acabar?”, questionou um leitor.
Antes conhecida como o “quartel general do frevo”, a Praça Duque de Caxias após as passagens dos blocos e troças ficou sem movimento. Sem se quer parar por 10 minutos, os blocos seguiam pela Rua Aluísio Xavier a todo vapor.
|
Em seus três dias de desfile, Bloco A Girafa não conseguiu concluir percurso até o final da Avenida Mariana Amália. |
Embora tenha sido positivo o cumprimento do horário de saída dos blocos, o horário para o término foi de muito desagrado. Antes de chegar ao ponto de dispersão, que seria no final da Avenida Mariana Amália, muitos blocos foram impedidos de seguir o trajeto.
Dos clubes e troças que desfilam com as tradicionais alegorias, apenas cinco deles levaram às ruas carros alegóricos. O tradicional Clube dos Motoristas – O Cisne, desfilou apenas com uma alegoria. Segundo a diretoria, a falta de incentivo para a produção dos carros – que são de custos altos- fez com que o clube desfilasse apenas com uma alegoria.
|
Mesmo sem desfilar, materiais publicitários exibiam O Leão. |
O Clube Vassouras – O Camelo segue a sua sina e tanta resistir no carnaval. Seu desfile, bastante tímido, contou apenas com estandarte, passistas e orquestra. Para os mais velhos, o carnaval tradicional passa a regredir, ao invés de avançar.
Ideia sem pé, nem cabeça. Essa foi a conclusão de quem viu um carro alegórico produzido pela prefeitura. No lugar de patrocinar os tradicionais clubes, a prefeitura montou um carro alegórico que desfilou por duas vezes no período momesco. O primeiro desfile, foi no encontro no encontro dos bichos. O segundo, na terça de carnaval, seguindo um clube lírico de outra cidade. Uma produção totalmente sem sentido.
A “fantasia dos bichos” não contou com o rei da bicharada. Apesar de ser usado nas peças publicitárias da prefeitura, o Clube Abanadores – O Leão mais um ano não desfilou, emplacando o seu 4º ano sem ir às ruas.
O sonho dos vitorienses de resgatar a tradição do seu carnaval segue sem realização. Fica ainda mais distante a cada ano o posto do melhor carnaval do interior de Pernambuco.
ESSE ANO O CARNAVAL DE VITÓRIA FOI OS DO PIORE DO PIORE CARNAVAL
ESSE CARNAVAL DE VITORIA FOI UM MERDA PQ A GIRAFA NÃO CHEGOU ATÉ O FINAL DA AVENIDA E TBM O PAPALEGUAS SÓ SAIU UM DIA NA AVENIDA MARIANA AMALIA
O CARNAVAL FOI MUITO RUIM PQ A GIRAFA NAO TERMINOU A ONDE ERA PRA TERMINA ENTAO A GIRAFA ERA PRA SAIU SABADO DE NOVO NA AVENIDA MARIANA AMALIA.
ASSIM EU ACHO.
Acho que houve muita falta de comunicação excesso de autoridade. A guarnição policial parecia que queria prender alguém amedrontando e oprimindo os foliões, chegando ao ponto de invadirem a cabine de um trio, desculpa mais se isso não for abuso de autoridade, eu não sei o que é.
A prefeitura como sempre ficou omissa, pois bastava mostrar que no carnaval o percurso sempre foi da matriz ao livramento, sempre houve no passado aquela tradicional competição de orquestra, sempre um trio esperou pelo outro etc.e entre mortos e feridos sempre todos saíram salvos.
Acabou o carnaval em vitória. So sabemos algo sobre o carnaval através dos meios de comunicações da cidade, pois os da capital vao para Bezerro, vao para Gravata
Sinceramente uma cidade que mandava clubes desfilar na avenida Conde da Boa Vista, que vinham turistas para ver o nosso carnaval hoje fica no ZERO, é uma pena
Espero que no próximo ano as autoridades e os órgãos públicos olhem e analisem que o povo saber brincar sem ser oprimido.
O carnaval realmente foi fraquíssimo, e se falando de alegoria (q é realmente nossa cultura) deixou mt a desejar! Da pena n vê as alegorias nas ruas. Quando eu era criança (coisa q n faz mt tempo) era disputa pra vê qual clube faria a alegoria maior e mais bonita! Hj em dia os diretores n se esforçam como antes! Querem q a prefeitura pague a confecção das alegorias, mas isso n é dever da prefeitura! (Se antigamente era feito isso, retiro o q disse, mas n é do meu conhecimento) É dever sim, ajudar e incentivar os clubes a botar na rua! Mas o Clube Abanadores O Leão n tem nenhuma desculpa pra n botar o clube na rua, pois é o q mais tem dinheiro! Porém os diretores só querem lucrar com as festas e esquecem q antes de tudo o clube é um clube carnavalesco e é feito festa lá pra ter renda de botá-lo na rua! Em resumo, os unicos clubes q vejo se esforçar pra fazer alegoria é o Cisne e a Zebra! Deixo meus aplausos para os clubes q confeccionaram alegorias esse ano e tbm para o Clube Vassouras O Camelo q msm sem alegoria saiu às ruas, e digo q enquanto estiver vivo eles sempre terão meu prestigio! Sou jovem, mas sei amar minha cultura!
Gostaria de saber se a polícia vai usar o mesmo sistema de não permitir a parada dos trio no desfile do camburão da alegria
Queria propôr uma matéria a esse meio de comunicação tão visto pelos vitorienses. Porque vocês não fazem uma matéria com os diretores do Clube Abanadores O Leão, pra saber o motivo do clube não ter desfilado nos últimos carnavais. Com a palavra os administradores do blog. Desde já agradeço pela atenção!
MAIS UM CARNAVAL SEM CULTURA.SIMPLESMENTE! ANÔNIMO
QUEREMOS ATRAÇÕES REGIONAIS, TIPO; COCO,MARACATU, CABOCLINHOS,MANGUE BEAT…… EM VEZ DESSAS M… DE TRIOS TOCANDO MUSICAS BAIANAS, SOMOS PERNAMBUCANOS ESTÃO OUVINDO??? DADO O RECADO!