Foto: Jarbas Araújo/Alepe |
No ano em que se realiza a Copa do Mundo no Brasil, o Campeonato Pernambucano de Futebol completa cem anos de existência. A iniciativa de celebrar a data com uma Reunião Solene partiu do deputado Isaltino Nascimento, do PSB.
O deputado André Campos, do PSB, que presidiu a cerimônia, destacou que o centenário do Campeonato Pernambucano de Futebol representa a profissionalização do futebol entre a nossa gente e merece a homenagem do Parlamento Estadual. Antes do início da cerimônia, Campos solicitou um minuto de silêncio em homenagem a Dulce Mousinho, torcedora do Sport, que morreu na última segunda.
Foto: Jarbas Araújo/Alepe |
O Campeonato começou a ser disputado no Estado em 1915 e teve como primeiro campeão o Flamengo, que venceu o jogo contra o Torre. O Sport é o time com mais títulos estaduais, 39, seguido pelo atual tricampeão, o Santa Cruz, com 27, e pelo Náutico, com 21. Entre as novidades da competição deste ano está o retorno do América à primeira divisão.
O esporte maior dos brasileiros teve origem na Inglaterra, onde era praticado por pessoas simples, que jogavam com bolas rudimentares. A bola de borracha vulcanizada chegou ao Brasil em 1894, trazida pelo inglês Charles Miller, filho de escocês com brasileira.
Isaltino ressaltou a importância da modalidade para o desenvolvimento econômico e social do Estado e destacou a tradição dos times pernambucanos, inclusive com a participação de atletas na seleção brasileira. De acordo com o parlamentar, Pernambuco é um dos pioneiros na organização de campeonatos de futebol no País.
Durante a cerimônia, foram entregues 52 placas alusivas à data a personalidades ligadas ao futebol. O ex-secretário da Fazenda do Estado e ex-coordenador do Programa Todos com a Nota, Paulo Câmara, agradeceu em nome de todos os homenageados. Ele ressaltou que o campeonato pernambucano é um dos mais competitivos e com maior média de público do Brasil, graças à paixão dos torcedores e ao incentivo do Governo.
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, agradeceu a homenagem e afirmou que os clubes locais representam a essência do torcedor. Ainda foi lançado selo comemorativo ao centenário pelos Correios.