Lula prometeu se empenhar pela vitória da presidente
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula |
Com gritos de “Um, dois, três, é Dilma outra vez”, o PT formalizou nesta sexta-feira (02/05) a candidatura de Dilma Rousseff para a presidência da República. Luiz Inácio Lula da Silva ficou ao lado da presidente e fez um discurso garantindo que se empenhará na campanha.
“Não teremos uma campanha fácil, não vai ser moleza”, disse. Lula reconheceu ainda o árduo trabalho no Estado de São Paulo, governado por tucanos há 20 anos. ” Aqui em São Paulo sempre foi um Estado complicado para nós”, disse.
Lembrando que não tem cargo político no momento, Lula prometeu se empenhar pela reeleição. “Estarei por conta da campanha. A Dilma, por conta dos acordos e das alianças, não vai poder estar em vários lugares”, afirmou. “Mas eu não sou presidente do PT, eu não sou presidente do Instituto Lula, não estou subordinado aos acordos que o Rui Falcão fez”, afirmou, numa brincadeira com o presidente nacional do partido, e dizendo que vai às ruas na campanha.
Dilma agradeceu o apoio de Lula. “Foi o compromisso com o povo brasileiro que nos uniu, esse compromisso não se quebra”, afirmou a presidente dirigindo-se ao seu antecessor. E também a confiança do partido. “Recebo a missão honrosa e desafiadora que é ser pré-candidata do PT à Presidência”, disse, durante a abertura oficial do 14º Encontro Nacional do partido, que no Centro de Convenções do Anhembi.
A presidente disse ainda que quando Lula assumiu o Brasil “era um”. “Quando deixou (o governo) o Brasil era muito melhor, com imensa autoestima”, afirmou. Dilma disse que essa nova realidade criou desafios quando ela chegou ao poder. “Quando o sucedi, eu tinha uma tarefa fantástica”, disse.
A presidente citou o período de crise e exaltou políticas feitas durante o governo petista. “Enfrentamos a crise apostando no futuro do Brasil, na força da nossa economia, no processo de distribuição de renda”, afirmou. Citando os programas Mais Médicos, Pronatec e Minha Casa, Minha Vida, Dilma disse ainda que o governo fez muito. Mas “temos certeza de que precisamos fazer mais”, afirmou. Ela anunciou ainda que já está em elaboração o Minha Casa, Minha Vida 3.