21° BPM: a unidade vitrine da Polícia Militar de PE

O que o 21º Batalhão das Tabocas têm de especial? Essa pergunta é a que muitos cidadãos vitorienses estão fazendo. O dia começou bastante pesado. Tudo iniciou na tarde desta quarta-feira (22), com uma passeata. Um grupo de familiares de praças, que são ligados à Associação de Cabos e Soldados (ACS) saíram em caminhada da Avenida Agamenon Magalhães até o Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no bairro da Joana Bezerra.

A princípio, o ato iria para o Palácio do Governo, no bairro de Santo Antônio, porém houve algumas mudanças – isto porque – houve uma suposta de informação de haver mandados de prisão em desfavor de Allbérisson Carlos, presidente da ACS e Nadelson Leite, vice, o tenente Vladimir Assis, da Associação dos Militares do Estado de Pernambuco, e do sargento Glaustony Wanderley Galvão, todavia a informações foram negadas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Na verdade, ocorreu uma reunião do Conselho Especial de Justiça para decretar a prisão preventiva dos militares. O que chamou a atenção durante a votação foram os escolhidos. A maioria já passou pelo 21º Batalhão das Tabocas são eles: Ten Coronel Cabral, Major Renato Aragão e o atual comandante da unidade, Major Cézar. Na audiência, também participaram o Juiz Militar e o Ten Coronel Santiago. Dos que passaram pelo 21º BPM apenas o Major Renato votou contra a prisão. Em contrapartida, Cabral e Cézar votaram a favor. Já no contexto geral, o Juiz Militar também votou contra a prisão, o que reforçou a virada por 3×2.

Eles são apontados como os líderes do movimento deflagrado pela corporação por melhores condições de trabalho, equiparação salarial com a Polícia Civil e também estão sendo responsabilizados por incitar a paralisação da categoria. A ação criminal foi ajuizada pelo Ministério Público de Pernambuco, através da Promotoria de Justiça Criminal da Capital, no último dia 1º. O promotor Diego Pessoa Costa denuncia os militares pelos crimes do Código Penal Militar de motim, reunião ilícita, revolta, conspiração, calúnia, injúria e publicação ou crítica indevida. Fazendo uma análise fria, observasse que o Batalhão das Tabocas é uma unidade vitrine da Polícia Militar de Pernambuco. Muitos que passaram a comandar se promoveram na carreira – sendo mais especifico no mês de março.

Na noite desta quarta-feira (22), militares comentaram nas redes sociais mensagens de repúdios aos oficiais que votaram a favor. Vamos observar qual será a reação das tropas comandadas pelos dois oficiais em relação ao posicionamento dos mesmos. Aguardemos os próximos capítulos que serão escritos para conhecimento da população. Para finalizar, uma incógnita: será que o Governador vai reprimir, de forma silenciosa, os policiais que votaram a favor da categoria?

*Com informações adicionais do Diario de Pernambuco e sites