Viatura patrulha 25 bairros em Vitória

Começamos a segunda-feira (06) com os bastidores da segurança pública de Vitória de Santo Antão. E para esta semana trouxemos uma informação exclusiva, a qual obtivemos durante apurações e checagem. Você sabia que em Vitória temos uma viatura que patrulha 25 bairros em apenas um dia de serviço? Pois é, já dizia a letra da música do falecido Charlie Brown Jr, ‘o impossível é questão de opinião’.

Por determinação do comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, uma viatura que tem a jornada de trabalho 24h, que por conta da operação padrão – reduziu para 12h de serviço – para atender a legalidade do movimento da categoria, patrulha 25 bairros em dois turnos: manhã e tarde.

O Diário Policial teve acesso as informações oficiais desta guarnição que faz ‘o impossível ser questão de opinião’. Começando o patrulhamento às 8h da manhã e finalizando às 19h, a viatura onipresente atende os bairros: Bela Vista, Cajá, Alto José Leal, Dois Leões, Campinas, Cajueiro, Vila União, Bela Vista, Borges, Caiçara I, II, e III, Matadouro, Vila União, Loteamento Santo Ivo, Loteamento Santana, Dois Terreiros, CAIC, Água Branca, Loteamento de Baú, Bairro Novo, Loteamento Luiz Gonzaga, Lagoa Redonda e Jardim São Pedro.

Na ordem de serviço, o graduado de operações que criou o mapa, frisa que as rondas ostensivas devem acontecer com abordagens em pontos especificados. Observa-se que quando o veículo policial está em uma área, os bandidos cometem suas investidas em outras. Uma falta de estratégias palpáveis do comando da unidade que empregou o pouco policiamento disponível de forma empírica e não otimizada, frase já citada em outras publicações desta coluna.

Ontem (05), os militares receberam outra recomendação. O efetivo que estiver de serviço deve priorizar, além das rondas nos 25 bairros, abordagem a taxistas.