Vitória: insegurança superou todos os limites

Os moradores de Vitória de Santo Antão estão assustados com o aumento da criminalidade no município. Isto porque em apenas 16 dias foram assassinadas 12 pessoas. Para embaraço da população, os assaltos ocorrem à luz dia, no período vespertino e noturno. Sem estratégias palpáveis, o Batalhão das Tabocas assiste a tudo agindo apenas de forma repressiva, ao invés de trata o combate à violência com amplitude, o que acalmaria os ânimos exaltados da população local.

No nosso último artigo, comentamos sobre os altos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Vitória de Santo Antão e região no ano de 2016. Desta vez, iremos destacar os Crimes de Violência Contra o Patrimônio (CVP), essa modalidade se refere aos roubos e furtos no município.

Comparado a 2015, os números assustam, pois, houve um aumento de aproximadamente 45%. As naturezas principais do CVP em Vitória são: roubo de veículo; roubo em residência e estabelecimento comercial; roubo a transeuntes e outros. Todo mundo é conhecedor que a maioria dos delitos ocorre durante a noite e os dados confirmam a afirmação citada. De 100% dos roubos e furtos, mais de 47% aconteceu no período noturno. Na terra das Tabocas, no período de 2015 apenas 897 CVP aconteceram, todavia em 2016 o número disparou para 1031.

PACTO PELA VIDA

Apesar do mote do Pacto Pela Vida ser o combate aos homicídios, o que mais incomoda a população e aumenta a intranquilidade pública são os crimes contra o patrimônio, pois, na sua maioria, estes são realizados com o emprego de violência contra o cidadão, ao contrário dos homicídios que em sua maioria acometem aqueles que se envolvem no consumo e tráfico de entorpecentes.

A inoperância policial e a falta de investigações que determinem as autorias dos assassinatos, além disso, a carência de estratégias de enfrentamento do crime em diversas esferas dificulta bastante à prevenção. Enquanto isso, a polícia age de forma empírica sem entender a dinâmica do caso – empregando o policiamento de forma genérica e não otimizada.

Por outro lado, os criminosos estudam cada passo das forças de segurança e planejam suas investidas de forma perspicaz. O Pacto nasceu da construção de um mecanismo de governança com foco na redução de homicídios. Hoje, suas reuniões não passam de um ritual tecnocrático. Não têm força. Não têm capacidade de fazer a política pública acontecer, disse o mentor do programa em entrevista.

INSEGURANÇA É CULPA DO GOVERNADOR?

Até o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), acabar com a queda de braço junto às associações das polícias do Estado, os PMs continuam em Operação Padrão (Legal). Nesta semana, Câmara cobrou mais ação do governo federal nas ações de combate à violência. Percebemos que o governador está sozinho nesta luta, sem forças e mesmo assim não ‘abre nem para um trem’. Enquanto o gestor estadual não se define nosso estado se transforma em um cenário sangrento.

1 resposta a “Vitória: insegurança superou todos os limites”

  1. Verdade! Não nos interessa falar que outros estados estão nessa mesma situação. Nós estamos é, em Pernambuco! E como tal temos que “puxar a sardinha pra nossa lata”! Portanto, Pernambuco está ao Deus dará! Sem segurança, desgovernado!

Os comentários estão fechados.