Tradição do Carnaval vitoriense contada em espetáculo teatral emociona público

O Carnaval de Vitória de Santo Antão contou, neste ano, com a participação especial do teatro. A tradição dos tradicionais clubes do município inspirou o enredo do espetáculo ‘Amores de Vitória’, apresentado no domingo, no polo da Praça da Matriz, e na segunda, no palco da Praça Duque de Caxias. A peça, composta por grupos teatrais da cidade – Maquina Teatral, Núcleo de Pesquisa e Artes Cênicas de Pernambuco, grupo de dança árabe Rozala e Burrinha da Saudade -, sob a direção artística de Clayton Cordeiro, encantou e emocionou o público.

O texto, escrito em 2010, pela produtora cultural Hérika Araújo, apresenta a competição dos bichos pelo coração de Vitória. Em entrevista ao Blog Nossa Vitória, a autora contou que foi a primeira produção dela para o teatro.

“A inspiração foi depois de uma aula-espetáculo de Ariano Suassuna, quando ele veio aqui em Vitória. Ele explicava a cultura popular, explicou o frevo, explicava a evolução do frevo através dos passos de capoeira. Eu comecei a pensar o que eu poderia fazer para falar sobre o Carnaval de Vitória de Santo Antão na minha linguagem do teatro. Aí foi quando ‘startou’, lá mesmo, a ideia”.

Ainda segundo Araújo, a primeira apresentação da peça ocorreu em 2012, no Instituto Histórico da Vitória. A peça também já fez parte de projeto pedagógico do Colégio Damas, onde os estudantes trabalharam a história didaticamente.

A apresentação durante o Carnaval 2018 foi a primeira ao ar livre, para o grande público. O sucesso do espetáculo já despertou diversos convites. “A gente tá recebendo vários convites. Tá bem fofo”, contou Hérika.

Fotos: Divulgação/PMV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *