Campanha da Fraternidade pede superação da violência

A Campanha da Fraternidade 2018 foi aberta esta quarta-feira (14), data em que a Igreja Católica começa a Quaresma. Em Pernambuco, a Missa de Cinzas é realizada, nesta tarde, na Fazenda da Esperança Padro Antônio Henrique, no distrito de Muribequinha, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

O tema deste ano fala sobre “Fraternidade e Superação da Violência” e, como lema, “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). “Já estamos cansados de escutar e assistir tanta barbárie. Queremos promover a cultura de paz”, disse dom Fernado. Apesar do tempo nublado e de difícil acesso do local, a missa é celebrada na presença de muitos fiéis – vários ônibus foram fretados.

A Igreja Católica e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pretendem chamar a atenção para o fato de que, por trás de cada vítima de violência, há um
rosto, uma narrativa de vida, uma pessoa com potencial para viver, estudar, trabalhar, amar e que teve os seus direitos arrancados pela criminalidade. Ao optar por esse tema – Superação da Violência -, a CNBB propõe que toda a sociedade lance um olhar sobre a realidade, adotando uma atitude de transformação.

A Missa e a Quarta-feira de Cinzas têm um significado especial para os católicos, assinalando o período inicial da Quaresma, tempo de 40 dias de preparação para Páscoa do Senhor. Durante esse tempo, a Igreja Católica convida os fiéis a intensificarem as orações, as penitências, o jejum, a meditação da palavra de Deus, e a prática da caridade.

 

Folha de Pernambuco

Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *