Marcos Loreto toma posse como novo presidente do TCE-PE

O novo presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), o conselheiro Marcos Loreto, tomou posse na manhã desta quinta-feira (10), na sede do órgão, localizada no bairro da Boa Vista, área central do Recife. O mandato de Loreto é para o biênio 2018-2019. Com ele, foram empossados também o vice-presidente, Dirceu Rodolfo; o corregedor, João Campos; o diretor da Escola de Contas, Ranilson Ramos; a ouvidora, Teresa Dueire; o presidente da Primeira Câmara, Valdecir Pessoal; e o presidente da Segunda Câmara, Carlos Porto.

Marcos Loreto foi eleito em 29 de novembro. À época, o conselheiro prometeu reforçar o combate à corrupção. A cerimônia foi prestigiada por políticos como o governador, Paulo Câmara; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o senador Fernando Bezerra Coelho, o prefeito de Olinda, Lupércio; os deputados federais Danilo Cabral e Tadeu Alencar; e o secretário Sileno Guedes.

Em seu discurso de posse, o presidente Marcos Loreto afirmou quais serão as diretrizes de seu mandato. “A questão pública foi o que sempre me moveu – em especial, o combate às desigualdades, não como convicção particular, mas como ideal político. Assumo hoje, pela segunda vez, a presidência em dez anos de casa. Substituo agora o conselheiro Carlos Porto, que estava também no cargo quando cheguei ao TCE, em 2007, e tão bem me recebeu. Vamos priorizar as Auditorias de Acompanhamento. Vou trabalhar preservando a honra dos nossos jurisdicionados. Proporcionaremos a todos o amplo e sagrado direito de defesa”.

Em seu discurso de despedida, o ex-presidente Carlos Porto, afirma sair com sensação de dever cumprido. “Sempre pautei meu comportamento no sentido de valorizar essa instituição tão respeitada nacionalmente. Quero agradecer a este conselho por todo apoio dado nesta minha última passagem pela presidência”. Carlos ainda desejou sorte ao novo presidente. “Quero desejar todo o sucesso pelos próximos dois anos, pois experiência e competência para administrar a casa e empunhar a bandeira no combate à corrupção”.

Para o deputado federal Danilo Cabral, o momento é importante por causa dos desafios pelos quais passa o País. “Marcos tem uma longa trajetória no serviço público e uma larga experiência no Poder Executivo. Temos a garantia de resposta aos desafios que o tribunal tem hoje. O Brasil vive um momento desafiador e a população vem acompanhando esses fatos. É importante que tenhamos um órgão de controle que responda a esse momento de desafios”.

O deputado federal Tadeu Alencar citou a visão de Loreto como fator primordial para o sucesso de sua gestão. “Conheço Loreto há muito tempo. É um servidor público que sempre teve uma visão republicana da administração pública federal, como chefe de gabinete, como secretário de Estado. Aqui no TCE ele vem demonstrando exercer essa função de controle com muita seriedade e com muita firmeza. Esse papel do controle com as dificuldades da gestão é uma marca dele nesse momento que o Brasil enfrenta uma corrupção monumental em que os tribunais são muito relevantes”.

O secretário de Governo e Participação Social do Recife, Sileno Guedes, ressaltou a importância da transparência. “Marcos significa uma renovação dentro do Tribunal de Contas. Acho que o conselheiro, pela forma que vem atuando dentro do tribunal, vai fazer uma gestão extremamente transparente e voltada para a eficiência do serviço público”.

O chefe de gabinete do governador Paulo Câmara, João Campos, enalteceu a missão de Loreto. “Tendo feito um trabalho muito sério, muito respeitado e com muito equilíbrio, Marcos Loreto assume o TCE em um momento desafiador que o país vive e tenho certeza que, assim como em outras missões que trabalhou, não será diferente agora. Desejo boa sorte a ele e que ele possa conduzir seus trabalhos com muita seriedade e equilíbrio”.

Para o prefeito de Olinda, Lupércio, a equipe que acompanhará Loreto é fundamental para o êxito do mandato do novo presidente. “Sabemos da missão que é um desafio, mas ele tem uma grande técnica e pessoas importantes no TCE. Quero parabenizá-lo e desejar boa sorte a toda a equipe dele”.

Blog da Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *