Febre amarela: PE deve receber 10 mil doses de vacina nesta terça

A remessa extra da vacina contra a febre amarela, solicitada na última semana pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) ao Ministério da Saúde, deve chegar hoje a Pernambuco. Em nota, o ministério informou que foram autorizadas, no Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (Sies), 10 mil doses do imunizante para o Estado. A solicitação foi feita, segundo o secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, para suprir a demanda de vacinas nos postos de saúde. As unidades já começaram a aplicar as doses que deveriam ser usadas apenas no próximo mês.

No Estado, a indicação da imunização contra a febre amarela, mesmo com essas doses extras enviadas pelo Ministério da Saúde, permanece só para as pessoas que se deslocarão às áreas com recomendação para vacinação e países endêmicos, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional (RSI).

Em investigação

Em Pernambuco, permanecem dois casos em investigação para a enfermidade. São pacientes que já receberam alta médica. “É pouquíssimo provável que ambos tenham sido infectados com a febre amarela. Eles só tiveram sintomas brandos, como dor na cabeça e no corpo, e o segundo havia sido vacinado – o que, de acordo com protocolos internacionais, já seria o suficiente para descartá-lo como febre amarela. Isso ressalta que a rede do Estado está sensível para detectar a ocorrência de um possível caso”, frisa Iran Costa.

 

JC Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *