CNH Eletrônica é lançada em Pernambuco

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, lançou nesta quarta-feira (24), no Palácio do Campo das Princesas, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica – CNH-e. O Estado é o primeiro do Nordeste a implantar o serviço da CNH.

O documento virtual poderá ser apresentado no lugar da carteira física, e será identificada pela leitura do QRCode ou Certificado Digital. A carteira digital tem a mesma validade que o documento impresso e conta com um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. O serviço só é válido para as CNH’s emitidas a partir de 02 de maio de 2017, pois as mesmas dispõe do QRCode. Quem esquecer a CNH física em casa não estará sujeito a multa e pontos na carteira, basta apresentar o documento digital. Os condutores podem optar pelos dois modelos de CNH.

Para adquirir a CNH-e é preciso se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/cnhdigital/adesoes, com um certificado digital e, em seguida, esperar o cadastro ser ativado a partir do link que será enviado ao e-mail do motorista. A ativação deve ser feita no aparelho em que a CNH-e será salva, que será protegido por um PIN (Senha), exigida todas as vezes em que o acesso ao documento for requisitado. Depois desse registro, a CNH-e é exportada para o aparelho, após a autenticação pelo Denatran, por meio da assinatura digital do Denatran. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.

 

Foto: Paulo Maciel /DETRAN-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *