Prefeito sanciona lei que cria Fundo Especial da Câmara Municipal

O prefeito de Vitória de Santo Antão, Aglailson Júnior (PSB), sancionou, na última semana, a Lei Municipal N° 4.258/2017, aprovada pelo Legislativo Municipal, que cria o Fundo Especial da Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão. A finalidade do FECAMVISA é assegurar recursos para expansão e o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão.

Os recursos serão recolhidos em conta específica, junto à instituição financeira oficial definida pelo Gestor. A Mesa Diretora, em ato próprio, deverá fixar anualmente, o plano de aplicação e utilização dos recursos do fundo, sendo dada a devida publicidade através dos instrumentos disponíveis. O gestor deverá prestar contas dos balancetes do FECAMVISA quadrimestralmente, em Audiência Pública e através de publicação no Portal da Transparência.

O Fundo Especial será administrado pelo Presidente da Câmara, na qualidade de Gestor e Ordenador de Despesas e fiscalizado por um Conselho Fiscal, formado por três membros, sendo um vereador e dois servidores efetivos, todos indicados pelo Presidente do Poder Legislativo Municipal, com mandato máximo de dois anos, sempre coincidente com mandato da Mesa Diretora. A atuação dos membros do Conselho não será remunerada.

Os recursos serão destinados, em especial, para: aquisição, construção, ampliação, adaptação e reforma de imóveis, materiais e equipamentos, despesas relativas a treinamento, aperfeiçoamento, capacitação e qualificação profissional dos servidores do Legislativo, programas de esclarecimentos à sociedade acerca das atividades desenvolvidas, aquisição de serviços, material e outras despesas de custeio, despesas relativas ao desenvolvimento de programas de qualidade, produtividade e outros que contribuam para a modernização administrativa e despesas relativas a programas ou projetos que visem à redução das despesas de pessoal.

As receitas do FECAMVISA serão provenientes dos recursos de economia orçamentária de recursos; receitas auferidas de aplicações financeiras dos recursos vinculados à Câmara; produto de alienação de bens móveis e imóveis, incluídos na carga patrimonial; receitas oriundas da remuneração da permissão de uso do espaço da Câmara; descontos condicionais e multas contratuais aplicadas no âmbito administrativo, recursos provenientes de convênios, acordos ou contratos; multas, indenização e restrições; garantias retidas dos contratos administrativos; e quaisquer outras receitas geradas no âmbito administrativo que legalmente lhe possam ser incorporadas.

Ainda segundo a lei, não serão admitidos, por conta do fundo, pagamentos de gratificações e encargos com custeio de pessoal. Além disso, os bens adquiridos com recursos do Fundo Especial da Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão serão incorporados ao Patrimônio do Poder Legislativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *