Pastoral Carcerária leva celebração natalina ao presídio de Vitória

A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou nesta semana a programação das celebrações natalinas nas unidades prisionais localizadas na circunscrição do território da arquidiocese, agendadas pela Pastoral Carcerária. No Presídio de Vitória de Santo Antão, a missa ocorre nesta terça-feira (19), às 9h. Após o ato religioso, haverá partilha de lanche e distribuição de kits de higiene pessoal.

Por ocasião das celebrações natalinas, serão entregues aos detentos de doze unidades prisionais 246 Bíblias que foram arrecadadas na Maratona Bíblica, realizada em setembro. A Pastoral Carcerária tem como Missão escutar e ver a pessoa aprisionada como filho e filha de Deus, pois é Cristo, ali presente, atrás das grades, desfigurado pelo pecado. (Mt 25,36). O objetivo da PC é evangelizar e promover a dignidade humana por meio da presença da Igreja nos cárceres.

Para Valdemiro Cruz, coordenador arquidiocesano de Pastoral Carcerária, as celebrações natalinas para os encarcerados e para os agentes de pastoral representam a culminância de um trabalho de evangelização e de crescimento humano que é realizado ao longo do ano. As missas são pensadas de uma maneira a contemplar todas as unidades prisionais. Em comunhão com a administração dos presídios e com a Secretaria de Segurança Pública, fazemos o possível para humanizar a celebração, tornando-a inclusiva. E o nosso arcebispo, dom Fernando Saburido, é uma pessoa que congrega, que está sempre atento aos clamores das suas ovelhas, como fez o Bom Pastor.

Atualmente, a Pastoral Carcerária (PC) conta com cerca de 250 agentes de pastoral atuantes. De acordo com Valdemiro Cruz, o perfil do agente é diferenciado, geralmente pessoas mais maduras buscam o voluntariado nesta área, pois o local de atuação e o público acompanhado exigem o cumprimento de regras específicas e um constante diálogo com as autoridades responsáveis pela gestão dos presídios. A PC promove mensalmente reuniões de orientação, para desenvolver atividades conforme preconizam as diretrizes estabelecidas pela Pastoral Carcerária Nacional.

Na circunscrição da Arquidiocese de Olinda e Recife, quem tiver interesse em conhecer em maior profundidade o trabalho da Pastoral Carcerária ou desejar se tornar um agente de pastoral, pode enviar um e-mail para o seguinte endereço: pastoralcarcerariaaor@gmail.com.

Confira as celebrações natalinas agendadas pela Pastoral Carcerária até o momento:

26/12 (14 h) – Celebração no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. Celebrante: padre José Pereira.

28/12 (10h) – Celebração na Colônia Penal Feminina de Paratibe, em Abreu e Lima (“Cotela”). Celebrante: José Pereira.

13/12 (9h) – Celebração na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, na Iputinga, Recife. Celebrante: padre Airon.

20/12 (15h) – Celebração no presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), no Complexo Prisional do Curado, Recife. Celebrante ainda não confirmado.

22/12 (16h) – Celebração no Centro de Reeducação da PMPE (Creed), em Abreu e Lima. Celebrante: padre Josenildo Tavares.

Dia 19/12 (9h)– Celebração no presídio de Vitória de Santo Antão, no bairro Lídia Queiroz. Celebrante: padre Marcos. Após a celebração a Equipe da Pastoral Carcerária de Vitória, fará a partilha de um lanche e distribuirá kits de higiene pessoal, além de sorteio de brindes.

 

Foto: Reprodução/Google Street View

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *