Instituto Histórico da Vitória recebe da Alepe medalha que celebra os 200 anos da Revolução de 1817

Pessoas e instituições que contribuíram para a preservação da cultura e da história pernambucanas receberam a Medalha Comemorativa do Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, na noite desta segunda-feira (11). O prêmio, instituído pela Assembleia para marcar os 200 anos do movimento revolucionário que tomou o poder no Estado no dia 6 de março de 1817, foi entregue a 23 agraciados, em Reunião Solene no Plenário da Alepe. A Resolução de nº 1309/2015, que criou a comenda, foi proposta por Tony Gel (PMDB). Entre os contemplados esteve o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão.

O IHGVSA recebeu o prêmio por indicação do deputado estadual Joaquim Lira (PSD). O vice-presidente da instituição, professor Hiram Gomes, esteve representando o presidente Pedro Ferrer, que se recupera de uma cirurgia.

Além IHGVSA, também foram agraciados a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Arquivo Público Estadual, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), a Rede Globo Nordeste, a Fundação Gilberto Freyre, o Instituto Histórico de Caruaru (IHC), a Fundação Hemope e a Sociedade 21 de Setembro, de Petrolina.

As pessoas que foram contempladas com a comenda foram: o governador Paulo Câmara, o prefeito de Paulista, Gilberto Gonçalves Feitosa Junior (Junior Matuto); o ex-prefeito de Olinda e fundador do Movimento de Cultura Popular (MPC), Germano Coelho (representado pela neta, Fernanda Coelho); o desembargador Leopoldo Raposo, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco; o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; o historiador Leonardo Dantas Silva; a pesquisadora cultural Tercina Lustosa Bezerra;  a superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico da Alepe, Cynthia Barreto; o produtor cultural e ex-secretário municipal de Cultura do Recife Roberto Peixe; a delegada da Polícia Civil Gleide Ângelo; o médico e professor Gilliatt Falbo; e os empresários Paulo Perez Machado (Platinum Trading), Janguiê Diniz (Grupo Ser Educacional), que não pôde comparecer; Eduardo de Queiroz Monteiro (Grupo EQM); e Geralda Farias (idealizadora da Fenearte).

Os homenageados receberam, cada um, medalha, diploma e exemplar do livro História da Revolução Pernambucana de 1817, editado pela Cepe, de autoria de Francisco Muniz Tavares, que foi presidente da Assembleia Provincial. A primeira edição da obra data de 1840.

“A bravura dos heróis de 1817, o sonho de um povo que lutou para ser dono do seu próprio destino e o ideal libertário tão arraigado em nossa gente fizeram parte da formação histórica e cultural de nosso Estado. Foi para manter viva a memória dos revolucionários que a nossa instituição criou essa homenagem”, afirmou, em seu discurso, o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa (PDT).

 

Fotos: Kerol Correia, Sabrina Nóbrega/Alepe e IHGVSA

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *