Hemope realiza ações de coleta de sangue em Vitória nesta sexta e sábado

Com estoque em baixa, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) realiza ações de coleta de sangue, visando à proximidade das festas de fim de ano. Menos pessoas doam neste período, segundo o hemocentro. Em Vitória de Santo Antão, as doações serão coletadas nesta sexta-feira (15) e sábado (16), no Vitória Park Shopping, das 10h às 15h.

Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos – neste último caso, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Ainda é preciso pesar, no mínimo, 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado e apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e ambos devem estar munidos de documento com foto.

Somente em 2015, o Hemope respondeu por 80% da hemorrede do estado e atendeu 91% do estoque do Sistema Único de Saúde de Pernambuco. Além disso, também passou a certificar o sangue da Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Foram produzidas 49,3 mil plaquetas e feitas 128,8 mil coletas de sangue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *