Em sessão conturbada, Câmara da Vitória aprova projeto que proíbe debater gênero em escolas públicas

A Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão ignorou a recomendação expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (06), o projeto de lei 069/2017, de autoria do vereador Toninho Nascimento (PRB), que propõe a proibição da inserção na grade curricular das escolas do Município de Vitória de Santo Antão a orientação política pedagógica aplicada à implantação e ao desenvolvimento de atividades pedagógicas que visem a reprodução do conceito de ideologia de gênero.

“Quando decidimos colocar esse projeto, ouvimos o apelo da família vitoriense”, disse Toninho Nascimento (PRB), autor do PL. Comentando sobre a recomendação do MPPE, o parlamentar afirmou: “esta casa tem o poder de aceitar ou não”.

A votação no plenário Juarez Cândido Carneiro foi acompanhada por dezenas de pessoas. Com cartazes e camisas, movimentos contra e a favor do projeto se manifestavam. Durante da discussão do PL, no pronunciamento de Marcos da Prestação (PV), o clima esquentou. “Só queremos respeito aos nossos filhos e nossa família. Estamos defendendo a ética”, frisou o vereador.

Reivindicando o uso da tribuna popular, um grupo contrário ao projeto iniciou discussão. O presidente da Casa, Novo da Banca (PSD), destacou que não houve nenhum pedido protocolado pelos manifestantes. Com ânimos, exaltados a sessão foi suspensa por cinco minutos.

Retomado os trabalhos, em rápida votação, o projeto foi aprovado por unanimidade. As manifestações nas galerias se intensificaram e Guarda Municipal, que acompanhava a sessão por medidas de segurança, foi acionada para retirar populares. Sem conseguir o controle da situação, a reunião foi encerrada sem a votação dos requerimentos da ordem do dia, que deverão ser apreciados na próxima quarta-feira.

O PL segue agora para sanção ou veto do prefeito Aglailson Júnior (PSB). A recomendação do MPPE também foi direcionada ao gestor, para que na hipótese de aprovação, fosse exercido o poder de veto integral. De forma semelhante, o MPPE recomendou ao secretário de Educação, Jarbas Dourado.

 

Fotos: Thyago Leão/Blog Nossa Vitória

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 Replies to “Em sessão conturbada, Câmara da Vitória aprova projeto que proíbe debater gênero em escolas públicas

  1. É cada m*rda q esses políticos sem noção resolvem debater e polemicalizar, tanta coisa útil e importante como saúde, saneamento básico, creche, estradas, empregos, mas os idiotas vão perder tempo com inutilidades, mente vazia faz isso. Inversão de valores parece ser norma agora.

  2. Concordo com vç amigo…aquilo são um bando de político vagabundo e semi analfabetos que não sabem nem debater um assunto, quanto mas votar alguma pauta importante para o município….LIXO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *